;

Especiais

Política| TSE quer incluir delações em ação contra chapa Dilma-Temer, diz jornal

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) querem que sejam incluídas as delações obtidas por meio da Operação Lava Jato no processo que pode cassar a chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer. Na semana passada, o empreiteiro Marcelo Odebrecht citou envolvimento de Temer no esquema de propinas.

Segundo informações do jornal O Globo, a informação que circula nos bastidores é a de que juízes estudam a possibilidade de pedir que o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelo julgamento da Lava Jato, encaminhe documentos que possam fundamentar a cassação. Ele já teria começado a fazê-lo, mas as delações ainda não foram solicitadas formalmente.

Até o momento, as delações que citam o presidente interino não foram homologadas na justiça. Por isso, devem ser mantidas em sigilo. A decisão sobre o compartilhamento das provas dos depoimentos deve ficar a cargo do ministro Herman Benjamin, que assume a posição de corregedor no fim deste mês.


Segundo reportagem da revista Veja, Temer pediu "apoio financeiro" a Odebrecht em maio de 2014. O empresário teria repassado R$ 10 milhões ao PMDB. O nome do presidente interino também apareceu na delação de Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro. Machado mencionou pedido de propina de Temer para financiar a campanha de Gabriel Chalita à prefeitura de São Paulo em 2012. O valor acordado teria sido de R$ 1,5 milhão.

Do Notíciasaominuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.