;

Especiais

Eleições 2016| Eleições 2016: Cuiabá é o único município de Mato Grosso que pode ter segundo turno

Apenas os municípios com mais de 200 mil eleitores podem realizar o 2ª turno nas Eleições Municipais 2016 para a escolha do prefeito e seu vice. Em Mato Grosso, Cuiabá – que possui 415 mil eleitores cadastrados, é o único que se enquadra nesse perfil.

As Eleições neste ano serão realizadas em outubro, nos dias 02 (1ª turno) e 23 (2ª turno), se houver. De acordo com a legislação, sempre haverá o segundo turno nos municípios com mais de 200 mil eleitores, quando no primeiro turno, nenhum candidato obter mais da metade dos votos válidos. Disputam o segundo turno, os dois candidatos mais votados.

Para efeito do cálculo quanto a realização ou não do 2ª turno, considera-se válidos os votos dados a todos os candidatos que concorreram ao cargo de prefeito. Não se realiza novas eleições, se o candidato mais votado tiver obtido mais de 50% dos votos válidos.

O segundo turno só é cabível nos cargos majoritários (presidente e seu vice, governador e seu vice e prefeito e seu vice). Já os cargos proporcionais (senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores) são eleitos em um único turno.

Mato Grosso tem ainda dois municípios com colegiado eleitoral próximo aos 200 mil cadastrados. Trata-se de Várzea Grande que conta com 182.982 eleitores cadastrados, seguido por Rondonópolis, que possui 145.044 inscritos.

Panorama no Brasil:

Das 26 capitais no Brasil, 25 contam com mais de 200 eleitores cadastrados, sendo possível, a realização do segundo turno.

O único Estado que não possui nenhum município com mais de 200 mil eleitores é Tocantins.


TRE _MT

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.