;

Especiais

Pesquisa associa vírus da zika com doença neurológica em Pernambuco

Uma pesquisa realizada pelo Hospital da Restauração, no Recife, descobriu a associação entre o vírus da zika e a encefalomielite aguda disseminada (Adem, na sigla em inglês). Dos 180 pacientes examinados pela equipe da chefe do serviço de Neurologia da unidade de saúde, Maria Lúcia Brito Ferreira, oito apresentaram resultado positivo. A doença é uma síndrome autoimune que causa inflamação no sistema nervoso central.

O estudo reuniu esses 180 casos de manifestações variadas de problemas neurológicos provocados por arboviroses de dezembro de 2014 a março deste ano. Desse quantitativo, 60 pacientes desenvolveram a Síndrome de Guillain-Barré e 30 apresentaram encefalite, Adem ou mielite.

"Sem dúvida há relação com as doenças com o vírus da zika. Claro que não podemos esquecer os outros vírus como chikungunya e dengue, mas especificamente esses casos chamaram a atenção da literatura, que foram os primeiros casos confirmados", citou Lúcia Brito.
O diagnóstico foi definido a partir de exames clínicos e laboratoriais, além de ressonância magnética. Os pacientes com a Adem apresentam irritação, sensação de angústia e queixa de fraqueza no corpo, além de dificuldade motora e de visão. "A encefalomielite aguda disseminada é um quadro mais complexo. O paciente apresenta alteração do nível de consciência. Ou seja, ele pode entrar em coma”, ressalta a médica.
Dos oito pacientes, dois continuam com sequelas da doença quase um ano após desenvolver a doença. “É uma criança com défice motor e um adulto com dificuldade motora e alteração da visão”. Lúcia Brito ainda adiantou que 20 a 30% dos pacientes permanecem com sequelas da Adem mesmo após o tratamento. O próximo passo da equipe médica é acompanhar esse contigente estudado para ver se surge alguma reação diferente.

Fonte: G 1

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.