;

Especiais

Na 1ª Etapa, Alto Taquari deve imunizar apenas 40% do grupo de risco

Foto: Aparecido Marden
Neste sábado (30) acontece em todo o Brasil, o Dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe H1N1. Em todo país serão atendidos milhares de pessoas que estão dentro dos cinco grupos determinados pelo Ministério da Saúde. A Secretaria de Saúde de Alto Taquari precisa imunizar aproximadamente 1.400 pessoas somando todos os grupos.
Segundo a coordenadora da Unidade de Saúde da Família 2 e coordenadora Municipal de Imunização, Marcela Conde, a Secretaria de Saúde recebeu nesta 1ª etapa de liberação das vacinas, 580 doses para atender todos os grupos.
“É interessante que as pessoas que querem vacinar e faz parte de algum dos cinco grupos procurem a unidade de saúde para vacinar, pois se as doses acabarem, terão que esperar o Estado liberar e isto pode demorar”, explica.
Ainda segundo a coordenadora, o horário de início da campanha está marcado para às 8h e irá finalizar às 17h (horário de Brasília). Os pontos de vacinação serão no PSF central e no PSF do bairro 13 pontos.
“A vacinação é uma forma importante de prevenção no que diz respeito a gripe causada pelo vírus H1N1, pois esse vírus pode provocar desde sintomas leves, até formas mais graves da doença podendo ocasionar até a morte do paciente”, concluiu a coordenadora de imunização Marcela Conde.
Vale lembrar que quem não puder comparecer no sábado e sobrar vacinas, poderá procurar as Unidades da Saúde da Família 1 e 2 durante a semana e o atendimento é realizado das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Os grupos
A coordenadora de imunização Marcela Conde, ressaltou que a vacinação atenderá apenas as pessoas que estejam dentro dos perfis dos seguintes grupos:
Grupo 1: Todas as crianças que tenham entre 6 meses e menores de 5 anos de vida.
Grupo 2: Todas as gestantes.
Grupo 3: Todos idosos com idade igual ou superior a 60 anos.
Grupo 4:  Todas as mulheres pós-parto (intervalo 45 dias após o parto)
Grupo 5: Todos portadores de doenças crônicas (essas pessoas deverão comparecer na Unidade da Família para saber se sua doença está na lista disponibilizada pelo Ministério da Saúde).
“Os funcionários da saúde já começaram a ser imunizados” finalizou.

Via Agora Mato Grosso/ Aparecido Marden

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.