;

Especiais

Câmara dos Deputados aprova projeto que proíbe revista íntima de mulheres

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) um projeto de lei que proíbe a revista íntima de mulheres em empresas privadas e em órgãos e entidades da administração pública.
A proibição abrange funcionárias e clientes do sexo feminino, sob pena de multa de R$ 20 mil. A proposta já havia sido aprovada pelo Senado e, agora, vai ser encaminhada para sanção presidencial.
A única exceção prevista no projeto é quando a revista for necessária em ambientes prisionais e sob investigação policial. Essa revista, porém, deverá ser realizada exclusivamente por mulheres.
O texto aprovado prevê que, em caso de reincidência, independentemente de indenização por danos morais ou sanções penais, a multa a ser paga pelo empregador será aplicada em dobro. O dinheiro será revertido aos órgãos de proteção dos direitos da mulher.
A matéria começou a tramitar nas comissões da Câmara em 2007 e foi aprovada no plenário em março de 2011, seguindo para o Senado. Os senadores só votaram o projeto em março do ano passado e, por ter feito alterações, o projeto precisou voltar para a Câmara. Desta vez, os deputados apenas rejeitaram emendas do Senado.
Fonte: G1

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.