;

Especiais

Homem é internado em cidade de MT com síndrome de Guillain-Barré

O município de Sinop, a 503 km de Cuiabá, registrou seu primeiro caso de paciente diagnosticado com a síndrome de Guillain-Barré, doença neurológica que o Ministério da Saúde já associou ao zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. O paciente em Sinop encontra-se internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da cidade. A Secretaria estadual de Saúde (SES) ainda não recebeu a notificação deste caso em particular, mas informou que, a partir deste procedimento, deverá dar início às análises clínicas para verificar se a doença foi provocada pelo zika vírus.

Em Mato Grosso, pelo menos uma pessoa já morreu em decorrência da síndrome de Guillain-Barré em novembro de 2015. O último balanço parcial da SES reportou a ocorrência de quatro casos de pessoas com a síndrome de Guillain-Barré em Mato Grosso no ano passado, sendo duas em Cuiabá e duas em Rondonópolis (a 212 km da capital). A doença não era monitorada no estado antes de 2015, mas os dados da SES ainda devem ser atualizados com eventuais casos registrados desde dezembro daquele ano.

O primeiro caso apresentado por Sinop é de um homem de 32 anos. Primeiramente ele foi atendido no Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, da rede de saúde privada, no dia 28 de janeiro. De acordo com nota publicada pelo hospital, ele se apresentou no local com sintomas como febre alta, mal estar, dor de cabeça e fraqueza muscular. O paciente não quis ser internado na unidade, entretanto, porque seu plano de saúde ainda estava em período de carência. Ele acabou assinando sua alta hospitalar a pedido.

No dia 1º o paciente retornou ao hospital, desta vez acompanhado por um amigo que o levava em uma cadeira de rodas. Ele apresentava dificuldade para falar, mas não relatou falta de ar. Antes de voltar à unidade particular o paciente contou que tentou por três vezes atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas sem sucesso.

Os sintomas que ele apresentou levaram ao diagnóstico de síndrome de Guillain-Barré e, devido ao risco de agravamento das condições do paciente, o hospital (que não possui UTI) tentou sua transferência para alguma unidade de saúde devidamente equipada em Cuiabá ou Alta Floresta, mas o convênio não cobria os custos de deslocamento.

Por fim, foi providenciada a internação do paciente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em uma vaga no Hospital Regional de Sinop, onde ele ainda se encontra sob cuidados. As informações do boletim médico do paciente são restritas a familiares, esclareceu o Hospital Regional por meio da assessoria de imprensa da SES.

O  Hospital e Maternidade Dois Pinheiros informou que, no caso deste paciente, ainda não há exame laboratorial que comprove relação entre a síndrome de Guillain-Barré e o zika vírus.

A doença já era conhecida, mas gerou um novo alerta recentemente devido à possibilidade confirmada de que também seja provocada pelo zika vírus, relação já reconhecida pelo Ministério da Saúde. A confirmação por parte do governo federal forçou os estados a passarem a monitorar a doença e a notificar os casos.

Fonte : G1

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.