;

Especiais

Enem 2015: Saiba os horários de fechamento dos portões em cada Estado

Os candidatos que irão fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 neste final de semana devem ficar atentos ao que podem levar para o local de prova e qual é o horário de fechamento dos portões em sua cidade.
Fechamento dos portões: Na prática, segundo o horário local, os relógios estarão marcando 13h nos Estados das regiões Sul e Sudeste, Goiás e Distrito Federal; 12h nos Estados do Nordeste, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará e Amapá; 11h em Roraima, Rondônia e parte de Amazonas; e 10h no Acre e em outra parte de Amazonas. Veja no mapa abaixo.
É proibido portar lápis, caneta de material não transparente (só é permitida a de cor preta), lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressões, anotações e eletrônicos, como calculadoras, celulares, tablets, mp3 e relógios. Não será autorizado ainda o uso de óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras, gorros ou similares.
O aplicador deverá oferecer aos candidatos uma embalagem porta-objetos, onde deverá ser guardado o celular desligado e quaisquer outros equipamentos. Ela será lacrada, identificada pelo participante e mantida embaixo da carteira até a conclusão da prova.
Certifique-se de que está levando um documento oficial com foto original (carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte, carteira de trabalho, certificado de dispensa de corporação e certificado de reservista).

Antes das provas

O estudante deve imprimir o cartão de confirmação e levá-lo nos dias do exame. Com ele, o candidato consegue saber onde fará a prova e planejar antecipadamente o trajeto.
É recomendável, também, estudar um roteiro alternativo, para caso algo dê errado: nunca se sabe se haverá um acidente ou uma obra no caminho para o exame. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) sugere que se chegue com uma hora de antecedência.
O candidato impossibilitado de apresentar um documento de identificação oficial por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar as provas, desde que apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame.

O exame

O primeiro dia de prova terá duração de 4h30. No segundo dia, o candidato terá 5h30 para responder as questões e elaborar uma redação.
O exame será constituído de uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. No sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas.
No domingo, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5h30, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas.

Fonte: UOL 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.