;

Especiais

Prova dos Três Tambores: Gabi Diogo de Alto Taquari para o Brasil

XXII – Festa de Peão   e 1º Rodeio Solidário 


Gabi e seu parceiro nas competições
A XXII Festa de Peão e o 1° Rodeio Solidário começará nesta quarta-feira (19), e no clima do rodeio a nossa pauta é “Prova dos Três Tambores”. Onde tem rodeio, tem prova dos três tambores.  Alto Taquari vem ganhando destaque fora do estado de Mato Grosso graças aos atletas que levam o esporte dos três tambores a sério, é o caso da nossa entrevistada Gabriella Diogo, 14 anos.

Gabriella Diogo aos 12 anos de idade deu início aos treinamentos cujo objetivo inicial era apenas se divertir com seu cavalo, no entanto, com o tempo e a primeira competição fez com que os treinos fossem intensificados visando as competições municipais e nacional na Prova dos Três Tambores.

        Hoje Gabi como é conhecida, tornou a prova dos três tambores seu  esporte e sua profissão, tanto que no mês de abril de 2015 estampou as páginas da revista Tambor e Baliza, revista esta que é especializada no mundo dos tambores e baliza.

     Batemos um papo descontraído com a pequena Gabi, e ela nos revelou alguns segredos e o que mais deseja para seu futuro, isso inclui o Bicampeonato na prova dos três tambores que abrirá as festividades da XXII Festa de Peão e o 1° Rodeio Solidaria de Alto Taquari.

          Ping Pong em Pauta

     Gabriella Diogo é filha da professora Aldineia Diogo e do supervisor de fazenda Edinaldo Vieira.  Ela é conhecida no mundo das competições como “Gabi”. Ela traz diversos prêmios em seu currículo, como motos, fivelas, troféus e claro muitas experiências.


Blog: Qual o seu nome?
Gabi: Gabriella Diogo

Blog: Tem apelido? Qual ?
Gabi: Sim, Gabi

Blog: Qual sua idade?
Gabi: 14 anos

Blog: Cidade Natal:
Gabi: Ilha Solteira – SP

Blog: O que faz no dia a dia?
Gabi: Estudo e pratico três tambores

Blog: Um Sonho ?
Gabi: Correr no rodeio de Barretos  SP.

Blog: Planos para o futuro:
Gabi: Se tornar uma excelente veterinária

Blog: O que te faz sorrir?
Gabi: A presença de meus animais

Blog: Estilo musical preferido?
Gabi: Sertanejo e Pop Internacional

Blog: Um filme?
Gabi: Jogos Vorazes

Blog: Time de futebol do coração?
Gabi: Santos

Blog: Alto Taquari ?
Gabi: Uma cidade simples boa para se morar

Blog: O que não gosta em Alto Taquari?
Gabi: A falta de opções de lazer

Blog: Qual sua religião?
Gabi: Católica

Blog: Um medo?
Gabi: Perder meus pais

Blog: Um hobby?
Gabi: Estar com meus cavalos

Blog: Uma frase?
Gabi: “ Nossa maior glória não está em não cair, mas sim em saber levantar. ”

Conheça as regras e a origem da prova dos Três Tambores ( via Terra Esporte)

A prova traz charme e elegância para dentro da arena, já que é a única com participação feminina. Trata-se de uma corrida contra o tempo, sendo a vencedora a competidora que contornar os três tambores, em um percurso triangular preestabelecido, no menor tempo possível.

No lombo de um cavalo ou égua, a amazona percorre o trajeto usando uma sela. A velocidade e o entrosamento com o animal são fundamentais para a boa apresentação.

A contagem do tempo, antes manualmente, é feita por uma fotocélula. Assim que o pescoço no animal cruza a linha imaginária (ponto de partida), o cronômetro é acionado e finalizado com a chegada.

Caso a atleta derrube um dos tambores, são acrescentados cinco segundos no tempo final. As competidoras se apresentam mais de uma vez, sendo a vencedora aquela que obter o menor tempo na somatória.

O juiz tem função de fiscal na modalidade. Após o termino da apresentação, se o animal apresentar qualquer ferimento proveniente do chicote e ou da espora, a peoa é desclassificada.

Na sequência, todas participantes devem ser pesadas, junto com o próprio equipamento (sela e manta) da prova. O peso mínimo exigido é de 65 quilos para que a disputa fique equilibrada. São permitidos enchimentos (mantas extras) para completar o peso.

         Acredita-se que a prova se iniciou como uma forma de ocupar as mulheres enquanto os maridos trabalhavam no campo. Elas selavam os cavalos e cavalgavam nas proximidades das casas. Hoje, os Três Tambores são disputados em quase todos os rodeios. 





Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.