;

Especiais

Make: Itens de maquiagem que não devem ser compartilhados

Se você é daquelas pessoas que adoram dividir e experimentar os produtos de make das amigas, colegas ou parentes, cuidado! Compartilhar alguns itens de maquiagem pode ser muito perigoso.

De acordo com especialistas, existe uma grande chance de contaminação por micro-organismos que podem provocar desde herpes até conjuntivite. Saiba quais são estes itens e, por questões de higiene, saúde e segurança, evite compartilhá-los com outras pessoas:

BATOM

Além de transmitir a mononucleose, conhecida como “doença do beijo”, que causa febre, tosse, inflamação na garganta, amígdalas inchadas, entre outros sintomas, o batom também pode carregar bactérias que provocam o mau hálito, herpes, cáries e problemas na gengiva.

BLUSH, PÓS E SOMBRAS

Apesar dos produtos em pó serem mais difíceis de contaminar, se aplicados com esponjas ou pincéis mal higienizados podem causar foliculite, que inflama a pele e pode causa coceira, espinhas – com ou sem pus -, e até bolhas.

DELINEADOR

Ao dividir um delineador com outras pessoas, o risco de adquirir doenças oculares é enorme. De conjuntivite, que deixa os olhos vermelhos e dá a sensação de cisco ou areia nos olhos; blefarite, que provoca coceira nos olhos, fotofobia e diminui a visão; e tracoma, que provoca inflamação crônica e deixa as pálpebras inchadas.

ESPONJAS E PINCÉIS

As esponjas e pincéis podem acumular vírus e bactérias na raiz dos pelos. Porém, lavando-os a cada 15 dias com xampu neutro e secando no sol, o problema pode ser contornado. Ao fazer uma maquiagem em um salão de beleza, não se esqueça de exigir o uso de pincéis e esponjas descartáveis.

MÁSCARA DE CÍLIOS

Se compartilhado, o produto pode causar os mesmos riscos que corremos ao dividir o delineador. Por isso, caso tenha tido conjuntivite, por exemplo, jogue fora os produtos para não se infectar novamente.


Fonte: IG

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.