;

Especiais

Depois de 21 anos, Mato Grosso do Sul registra caso de raiva humana

Homem mordido por cachorro com raiva está sendo tratado em Campo Grande,
 capital do Mato Grosso do Sul (Foto: Reprodução/TV Morena)
O estado do Mato Grosso do Sul registrou um caso de raiva humana, depois de 21 anos sem ocorrências, e o paciente, de 38 anos, está em estado grave no Hospital da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. De acordo com os médicos, o homem foi mordido há mais de 40 dias por um cão infectado com raiva e só procurou atendimento médico no último dia 13/4.
O caso aconteceu em Corumbá, no interior do estado, e ele foi transferido para o hospital universitário, na capital, Campo Grande, diagnosticado com a doença. Este é o primeiro caso de raiva humana no estado, desde 1994. Segundo informações do hospital, a equipe aguarda a chegada de medicamento que vai ser enviado de Brasília para Campo Grande, na tentativa de reverter o quadro do paciente que está em coma induzido, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Corumbá vive um surto de raiva animal e a Secretaria de Saúde Municipal intensificou ações de combate à doença, reforçando o alerta à população, para não deixar cães soltos pelas ruas da cidade. Ainda segundo a secretaria, a cidade está com nove casos confirmados de raiva canina e o Centro de Controle de Zoonoses trabalha em regime de plantão para vacinação e captura de animais com alterações neurológicas. Há plantão também de médicos veterinários.

Fonte: GloboRural

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.