;

Especiais

Relembre os 28 momentos mais importantes das eleições deste ano

Morte de Campos, altos e baixos de Marina Silva, o sucesso dos memes e ódio nas redes sociais estão na lista; confira

As eleições 2014 conquistaram o título de disputa mais acirrada da história. Fatos trágicos, como a morte de Eduardo Campos, alteraram drasticamente o curso da corrida eleitoral. E a internet que virou palanque do humor com selfies e memes e que protagonizou o surto de ódio contra nordestinos. Foi neste pleito também que a eficiência das pesquisas eleitorais foi questionada após o resultado do 2º turno, que colocou Dilma Rousseff (PT) contra Aécio Neves (PSDB) pela Presidência da República. Abaixo a  lista, em ordem cronológica de acontecimentos, os pontos de maior destaque da campanha.

1- PT x PSDB: a briga pelo poder
No início da corrida presidencial, o cenário era dominado pela antiga briga entre PT e PSDB. A presidente Dilma Rousseff, segundo o Ibope, venceria no primeiro turno das eleições com 43% das intenções de voto contra 15% de Aécio Neves (PSDB). Eduardo Campos (PSB) registrava 7%.

2- Aécio Neves e o Aeroporto de Cláudio
No dia 20 de julho, a campanha do tucano sofreu com a denúncia de ter beneficiado familiares com a construção do Aeroporto de Cláudio, no interior de Minas, dentro da fazenda do seu tio-avô. Construído durante sua gestão, o governo mineiro gastou quase R$ 14 milhões na obra. "Investimentos foram feitos dentro da lei", afirmou Aécio.

3- Santander contra a reeleição de Dilma Rousseff
O Santander protagonizou a primeira gafe da eleição quando enviou aos clientes "vips" um texto dizendo que vitória de Dilma "deve piorar a economia brasileira". O banco chegou a anunciar a demissão dos envolvidos. A liderança da petista incentivou “ataques especulativos” do mercado financeiro e a bolsa de valores oscilou com pesquisas eleitorais.

4- Selfies viram o novo aperto de mão dos políticos
Depois dos candidatos, os autorretratos ganharam o posto do segundo ator mais importante das eleições. Nos compromissos de agenda pública, políticos investiram pesado nas selfies para conquistar popularidade e "curtidas" na internet.

5- Morre Eduardo Campos
A queda do jato particular PF-AFA na cidade de Santos (SP) matou o presidenciável Campos, três assessores e dois pilotos. A trágica morte paralisou a campanha eleitoral e Dilma declarou luto nacional de três dias. Partido PSB teve dez dias para anunciar um substituto.

6- Marina Silva candidata à Presidência
As primeiras especulações sobre a Marina Silva assumir a chapa surgiram um dia depois do acidente. E o clima de comoção impulsionou a campanha e a colocou como responsável por romper a polarização PT/PSDB do poder. A frase de Campos ‘Não vamos desistir do Brasil’ virou tema e jingle de sua campanha.

7- A 1ª pesquisa Datafolha após a morte de Campos
A primeira ameaça à reeleição petista. Fruto da comoção e com a imagem de Campos viva, Marina chegou a 21% das intenções de voto, empatando com Aécio, e com chances de vencer Dilma no 2º turno, com 47% preferência contra 43% da presidente.

8- Tiririca reafirma o humor no horário eleitoral
O deputado mais votado da história voltou a ganhar os holofotes em busca da reeleição. Com sátiras de Roberto Carlos, Pelé e Star Wars, o humorista foi destaque no horário eleitoral gratuito e reafirmou o humor como uma estratégia política. E colecionou processos judiciais.

9- Coordenador de campanha abandona Marina
Em diversas ocasiões, Marina não abandonou a imagem de sua agremiação, a Rede, e isso gerou uma instável relação com o PSB. O abandono de seu então coordenador de campanha Carlos Siqueira evidenciou a turbulência. Ele deixou o cargo e acusou Marina de desrespeitar a legenda que a acolheu. Luiza Erundina foi nomeada para o cargo.

10- Denúncias sobre o avião de CamposOs mistérios do acidente de Campos rondaram a corrida presidencial. A possível compra da aeronave por empresas fantasmas também virou arma dos adversários contra Marina, que negou conhecimento de qualquer "ilegalidade" envolvendo os proprietários do Cessna.

11- Primeiro debate inaugura a campanha dos memes
O primeiro encontro dos presidenciáveis virou piada na internet. Inexpressivos nas pesquisas, Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV) dominaram as redes sociais. A primeira ficou "chateada" por não ser questionada por nenhum rival e Jorge ganhou destaque pelos seus gestos e falas rápidas, inspirando diversos memes.

12- Marina volta atrás na questão do casamento gay
Um dia após Marina divulgar seu programa de governo em que defende que casamento gay vire lei na Constituição, o partido decidiu substituir trecho do capítulo sobre os direitos LGBT. A mudança foi classificada pelo partido como "erro processual na editoração" e virou munição aos rivais na disputa.

13- Pauta gay na disputa presidencial
Logo após a crise na campanha de Marina, Dilma e Aécio anunciaram a criminalização da homofobia e criticaram a postura da rival. Foi a primeira vez que os direitos LGBT viraram pauta em uma eleição. Defensores da causa gay reconhecem avanço com o novo debate em sociedade.

14- Pontos fracos de Marina viram alvo de Dilma
Em posição de ataque, Dilma colocou Marina no foco do encontro entre presidenciáveis no SBT. A então favorita foi citada como inexperiente e inconstante, relembrando a crise com a causa LGBT. Os ataques refletiram nas intenções de voto e a ex-senadora registrou a primeira queda.

15- Denúncia do ex-diretor da Petrobras
A um mês do primeiro turno, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobas, Paulo Roberto Costa, divulgou lista com dezenas de parlamentares e governador que teriam recebido propina de contratos da estatal. Aécio Neves chamou o caso de "novo mensalão", mas não teve impacto nas pesquisas.

16- Artistas dão as caras nas eleições
Antes com participação tímida, artistas participaram de eventos e oficializaram apoio aos três presidenciáveis. Cantores da MPB, escritores, atores e intelectuais se dividiram entre Dilma, Aécio e Marina.

17- Neca Setubal fica no centro das eleições e vira alvo do PT
Herdeira do Banco Itaú, Neca Setúbal é braço-direito de Marina. A relação com os banqueiros também virou arma nas mãos do PT, que hoje relaciona Neca à decisão da ex-senadora de apoiar a independência do Banco Central. Rivais e analistas acusaram Marina de estar a serviço dos interesses dos bancos.

18- Marina ataca Lula: 'Debato com Dilma e Aécio, não com auxiliares'
Com o fim da polarização PT e PSDB, Marina conquista a oposição ao governo Dilma, duas ex-ministras de Lula. Questionada sobre nova crítica de Lula, que disse que a neosocialista pode perder por suposta instabilidade, Marina provocou e disse que não debate com os "auxiliares" de Dilma e Aécio.

19- Marina sugere que Dilma é 'fortinha' e leva troco na web
A guerra pela Presidência entre Dilma e Marina ganhou tom pessoal no dia 22 de setembro. Num discurso sobre desigualdade no embate político, Marina alfinetou a presidente a comparando com uma mangangá, um zangão "fortinho", e se colocou como o carapanã, um frágil mosquito. Clique aqui e veja a resposta do PT.

20- Levy Fidelix contra os gays em debate
O candidato do PRTB à Presidência, Levy Fidelix, disparou um discurso homofóbico no debate entre presidenciáveis da Record. Questionado sobre união homoafetiva por Luciana Genro, ele disse ser contra e que "aparelho excretor não reproduz". A fala gerou ódio nas redes sociais e ganhou repercussão na imprensa internacional.

21- Aécio desbanca Marina, dizem pesquisas
Com Marina minada por ataques petistas, em maioria, e tucanos, Aécio Neves viu seu nome crescer nas últimas pesquisas de intenção de voto. No dia anterior ao primeiro turno, o concorrente do PSDB ultrapassa Marina pela primeira vez desde a oficialização da candidatura da ex-ministra de Lula.

22- Dilma e Aécio vão ao segundo turno das eleiçõesOs resultados das urnas confirmaram as últimas pesquisas de intenções de voto. Com 100% dos votos apurados, Dilma obteve 41,59% dos votos válidos e Aécio 34.897.196 (33,55 %) de eleitores. O tucano conseguiu colocar uma diferença de 12,7 milhões sobre Marina.

23- Críticas aos institutos de pesquisas
Os dois maiores colégios eleitorais do País, São Paulo e Rio tiveram resultados surpreendentes em relação às pesquisas. Em São Paulo, por exemplo, Padilha (PT) fez campanha oscilando entre 7% e 11%, segundo Datafolha. Nas urnas, ele saiu com 18,22%. Diferenças expressivas ocorreram também na Bahia, no RS e no Amazonas.

24- Resultado do 1º turno gera ataques a nordestinos na web
Como ocorreu em 2010 com a eleição de Dilma Rousseff, internautas escreveram mensagens de ódio contra beneficiários do Bolsa Família. O ex-presidente FHC chegou a dizer que o eleitor do PT é "menos informado". No mesmo período, o iG revelou o Dignidade Médica, grupo que pregou holocausto e castração química a nordestinos.

25- Aécio ganha apoio de Marina Silva e Renata Campos
Logo após o primeiro turno, petistas e tucanos disputaram Marina Silva. O apoio veio após uma semana de negociações e um dia depois de Aécio assumir uma série de compromissos colocados por Marina como condição para apoiá-lo. Já a família Campos declarou um dia antes por meio de carta.

26- Acusações agressivam dominam debates do 2º turno
Encontros entre Dilma e Aécio ficaram marcados por acusações agressivas e denúncias de corrupção. O Estado de Minas Gerais dominou os debates. A petista usou inúmeras oportunidades para criticar a gestão do tucano como governador. Aécio rebateu chamando Dilma de conivente com o escândalo da Petrobras.

27- Marina exibe novo visual em 1º ato público com Aécio
Marina Silva surpreendeu a todos com um novo visual durante coletiva em São Paulo. A ex-senadora abandonou o tradicional coque e adotou um rabo de cavalo para prender os cabelos, relembrando os tempos que era ativista ambiental no Acre. Ela usou uma gripe para justificar o penteado.

28- Nervosos, Dilma e Aécio fazem debate equilibradoO último encontro dos presidenciáveis na TV, realizado pela Rede Globo, contou com tom propositivo e equilibrio entre os dois presidenciáveis. Aécio e Dilma estavam nervosos no confronto, que foi marcado por alternância de ataques e propostas dos dois lados. Escândalo da Petrobrás, endividamento de Minas Gerais e índices de inflação foram os temas centrais do encontro.


Fonte: IG

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.