;

Especiais

Campanha Posse Responsável de animais de estimação é realizada ha um ano em Alto Taquari

A Prefeitura Municipal de Alto Taquari implantou no município a Campanha Posse Responsável de Animais de Estimação em 2013. Esta ação disponibiliza atendimento aos cachorros abandonados e orientação á população sobre os cuidados de como criar seu animal de estimação.  

Não há um abrigo regulamentado no município, apesar de estar em processo de regulamentação.No entanto, até a aprovação do mesmo, os cães que são abandonados nas ruas são recolhidos e acomodados pela prefeitura e recebem o tratamento adequado como alimentação e remédios. 

Uma solução para diminuição de animais vadios nas ruas é a castração que  atuaria  na raiz do problema, "a campanha que atua fortemente na conscientização dos proprietários é uma alternativa eficiente para a procriação descontrolada e consequente o abandono dos animais,” explica a veterinária do município Lisa Carla. 

Além de conscientizar toda população, a campanha  tem como objetivo alertar aos donos de animais de estimação que os animais não são descartáveis. Assim como os humanos , eles necessitam de cuidados e carinho.  A Lei Federal n°9.605/98 penaliza pessoas que mal tratam animais e abandonam com uma pena  de três meses a um ano de prisão.

“A posse responsável consiste em ensinar ao dono de um animal de estimação que ele é um bom companheiro que viverá entre 15 a 20 anos e que sua alimentação tem que ser saudável. A higiene tem que fazer parte do cotidiano do animal, e para evitar doenças devem sempre vaciná-los”, disse a médica veterinária.

Segundo informações o abrigo passa pelo processo de legalização, o que impede a profissional de realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos. No entanto, quando é necessário os animais são encaminhados para uma clínica particular para realização dos procedimentos necessários. “O importante nesta ação é que os cães abandonados recebam um novo lar, cuidados, alimentação e o mais importante, amor por parte dos funcionários responsável pelo zelo do lugar,” comenta Lisa. 

Todos os gastos com esses animais como divulgação da campanha e trabalhos sociais é custeado pela prefeitura municipal, que entende a necessidade de manter a cidade tranquila dando aos cães abandonados um lugar para viver. 

“Não há burocracia para adoção, no entanto, o interessado deve se comprometer em cuidar e zelar do animal. Cada cidadão pode fazer sua parte, cuidando bem de seu animalzinho e não abandoná-lo,” conclui a veterinária. 



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.