;

Especiais

Jovens são público-alvo de campanha que luta contra a Aids

Em referência a próxima segunda-feira (1º), data que marca o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, o Ministério da Saúde lança neste mês a campanha “Eu me previno, eu me testo, eu me conheço, #partiuteste” que tem como intuito incentivar o teste, o tratamento e a prevenção.

De acordo com a Secretaria do Estado de Mato Grosso, o foco da campanha de conscientização serão os jovens, entre 15 a 29 anos, já que pesquisas apontam que cerca de 40% não usam preservativos em todas as relações sexuais e acabam tendo parceiros casuais. O objetivo da campanha no mês de dezembro é alertar jovens quantos aos riscos da Aids.

Em Mato Grosso, durante a campanha, serão disponibilizados em todas as unidades de saúde, testes rápidos para o diagnóstico da doença, orientações e esclarecimentos quanto ao uso correto dos produtos de prevenção e também a respeito da infecção pelo HIV e a Aids.

Dentre as ações, ainda haverá orientações para os alunos do ensino médio das redes municipais, estaduais e privadas.

Para a Valéria Cristina da Silva, técnica da Vigilância Epidemiológica do Estado, a estratégia da campanha reduzir os riscos e vulnerabilidades.

Segundo as estatísticas, a doença afeta mais o sexo feminino, na faixa etária entre 13 e 19 anos. São 8 meninos com Aids para cada 10 meninas.

Entre os anos de 2007 a 2014 foram notificados 5.367 casos de Aids em Mato Grosso. Sendo que 1.390 são jovens entre 15 a 29 anos, o que equivale a 26,15% dos casos.

Os municípios de maior notificação correspondem aos de maior concentração populacional. Cuiabá com 1.303 casos e Várzea Grande com 608, representando 35% dos casos notificados do estado.


A notificação da população jovem da faixa etária de 15 a 29 em Cuiabá foi de 319 casos em Várzea Grande 157, dando percentual de 24,48% dos casos notificados em Cuiabá e 25,82% de Várzea Grande entre os jovens.


Fonte: Agora MT

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.