;

Especiais

PRESO POR ASSASSINAR JUÍZA, CASO CONDENADO EVANDERLY TERÁ PENA MENOR

Uma determinação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) deve diminuir, se condenado, a pena do suspeito Evanderly Oliveira Lima que é acusado de assassinar a juíza Glauciane Chaves de Melo, em junho do ano passado no município de Alto Taquari. Acontece que o órgão atendeu a um pedido da defesa e derrubou uma das qualificadoras.

Em um trecho do relatório diz que o suspeito foi pronunciado como incurso nas sanções do artigo 121, §2o, II, III, e IV, do Código Penal, combinado com o art. 14, da Lei 10.826/03. No mérito, pleiteou o reconhecimento do instituto jurídico da consunção entre o delito de porte de arma de fogo e o homicídio qualificado, e, por fim, pugna pelo afastamento da qualificadora prevista no inciso III, do §2o, do art. 121, do CP – exposição a perigo comum.

“Neste caso o acordão mostra que uma das qualificadoras foi retirada, ou seja, se condenado Evanderly terá uma pena menor”, destacou o advogado de defesa Edno Damasceno.

QUALIFICADORA

Qualificadora é qualquer previsão feita pelo legislador de forma que a pena mínima ou máxima de um determinado tipo penal seja aumentada em um tipo derivado, chamado tipo qualificado. O tipo qualificado traz uma circunstância a mais, um elemento mais grave que o tipo original. Em razão dessa maior gravidade, a pena prevista para o delito é aumentada. 

JULGAMENTO

Marcado para março passado, o julgamento contra Evanderly não aconteceu. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a suspensão até a análise da ação que pede a transferência do processo da Comarca de Alto Taquari para a de Alto Araguaia.
Ainda não há previsão para um novo júri popular.



Fonte: AgoraMT

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.