;

Especiais

REGISTROS DE QUEIXAS NA POLÍCIA CONTRA APLICATIVO SECRET SE INTENSIFICAM

Um aplicativo promete o anonimato para que seus usuários compartilhem segredos. Mas o que era para ser um mural de desabafos está transformando a internet em uma rede de intrigas. E em todo o Brasil surgem vítimas desse novo cyberbullying.

São Paulo, terça-feira, 1h30. O DJ Lucas Ribeiro olhou para o celular e levou um susto. Uma mensagem avisava que uma foto dele íntima estava circulando na internet.

“Isso gerou comentários de todos os tipos. Gente que falou coisas absurdas a respeito de mim, gente que me conhecia, mas que até então não dá para saber quem é”, diz.

A foto estava em um aplicativo que ele não tinha e nem conhecia, o ‘Secret’. Fotos ou mensagens anônimas circulam livremente nessa nova ferramenta e podem ser destrutivas. 
“Na última semana, nós recebemos cerca de 20 ocorrências. Vinte pessoas que nos procuraram comentando sobre problemas que tiveram no ‘Secret’”, conta a advogada de Lucas, Gisele Arantes.

Nos últimos dias, esse aplicativo foi o principal alvo de reclamações na Delegacia de Crimes de Informática (DRCI) do Rio de Janeiro. As primas Wany e Thainá também foram vítimas de um boato.

“Falei com ela: ‘Vamos na delegacia, vamos tomar essa iniciativa, porque isso já tá ficando demais aqui’, conta a estudante Wany Ulrich Santos.

“Para quem tá achando que não vai ter jeito, vai ter jeito, sim. Vão descobrir quem é, e você vai, se quiser, poder processar, sim”, acredita a estudante Thainá Ulrich Martins.

“Os registros aqui na DRCI se intensificaram na última semana. E inclusive pessoas que os pais chegaram aqui desesperados porque os filhos estavam querendo cometer até suicídio devido à pressão por causa dos fatos inverídicos que foram lançados por intermédio do aplicativo ‘Secret’”, conta o delegado Alessandro Pinho Alonso.

Em uma rede social, tudo é compartilhado com alguém, que tem um rosto, um nome, e outras informações bem detalhadas no perfil. É ambiente virtual com um pé na realidade. No ‘Secret’, tudo isso desaparece. É como se fosse um grande mural, onde pessoas sem nome e sem rosto vão deixando mensagens que são lidas por quem passa por ali. A sensação de liberdade pode criar uma sensação de impunidade. Mas especialistas alertam: tudo o que é feito na internet deixa rastros. 

“Não existe o anonimato na internet. Tanto é que quando você tem um aplicativo, no mínimo, você está deixando algum dado cadastral”, explica o advogado Fernando Barrueco.

Os responsáveis pelo aplicativo só aceitaram dar entrevista por e-mail. A resposta do aplicativo chegou e eles disseram que tem uma grande equipe responsável por analisar e remover as mensagens indevidas rapidamente. Para as vítimas, isso é pouco.
“Por isso que a gente fez esses dois pedidos: remove o aplicativo da loja virtual e também bloqueia o acesso dos brasileiros a esse serviço lá no exterior”, conta a advogada Gisele Arantes.

“A internet tem que ser livre. Mas você não pode se esconder atrás desse anonimato para praticar um crime”, argumenta Barrueco.

O ‘Secret’ foi criado em janeiro na Califórnia, a terra dos gigantes da internet. E em maio chegou às lojas virtuais no Brasil. O ‘Secret’ começou com mensagens de desabafo e brincadeiras quase inocentes como a foto do sorvete e a legenda: ‘não contem para o meu treinador’.

Os fundadores do site dizem que ele surgiu com boas intenções, como um lugar seguro para que, em segredo, amigos pudessem dividir emoções e apoiar uns aos outros. O resultado foi bem diferente.

"Esse aplicativo na verdade se tornou uma verdadeira rede de intrigas. Porque vão desde comentários banais, até crimes contra a honra e crimes mais graves como cyberbullying e até pedofilia.”, explica o delegado.

Fonte: G1

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.