;

Especiais

DEZ TIPOS DE CÂNCER PODEM ESTAR LIGADOS AO EXCESSO DE PESO

O excesso de peso eleva o risco de desenvolver dez dos tipos de câncer mais comuns, de acordo com o mais abrangente estudo já realizado sobre a relação entre obesidade e câncer, publicado na Grã-Bretanha.
Em um artigo na revista de medicina “Lancet”, os cientistas da London School of Hygiene and Tropical Medicine afirmam que o país teria 12 mil casos de câncer a menos por ano se ninguém estivesse acima do peso.
Se os níveis de obesidade continuarem a aumentar, estimam os pesquisadores, 3,7 mil novos diagnósticos de câncer serão feitos anualmente.
A pesquisa monitorou alterações na saúde de cinco milhões de pessoas que vivem na Grã-Bretanha durante sete anos.
Os autores descobriram uma relação direta entre o aumento de peso – de 13 a 16 quilos em adultos – e o crescimento do risco de desenvolver seis tipos de câncer.
O câncer de útero foi o que teve o maior aumento de risco. Depois vieram vesícula, rim, colo do útero, tireoide e leucemia – que teve o menor aumento do risco.
“Houve uma grande variação no efeito do IMC sobre diferentes tipos de câncer”, disse Krishnan Bhaskaran, que coordenou a pesquisa.
“Por exemplo, o risco de câncer de útero aumentou substancialmente com um IMC maior. Para outros tipos de câncer, vimos um aumento mais modesto no risco ou nenhum efeito. Essa variação indica que o IMC deve afetar o risco de câncer por meio de um número de diferentes processos, dependendo do tipo de câncer.”
Pessoas com altos índices de massa corporal (IMC, calculado com base no peso e na altura) também foram mais propensas a desenvolver câncer do fígado, cólon, ovários e câncer de mama pós-menopausa.
Mas os efeitos do aumento de peso para esses tipos de câncer ficaram menos claros e foram influenciados por fatores individuais, tais como a menopausa.
Embora a obesidade esteja associada ao desenvolvimento de tipos de câncer mais comuns – que representam 90% dos cânceres diagnosticados no Reino Unido-, os pesquisadores dizem que alguns não mostraram nenhuma relação com o peso.
Além disso, alguns indícios sugerem que um IMC maior está associado a uma chance menor de desenvolver câncer de próstata.
O especialista Tom Stansfield, da organização Cancer Research UK, disse que a pesquisa deixa “clara” uma relação entre excesso de peso e riscos de desenvolver câncer.
“Manter um peso saudável reduz o risco de câncer, e a melhor maneira de fazer isso é com uma dieta equilibrada e exercícios regulares.”

Fonte: AgoraMT

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.