;

Especiais

HÁ 43 ANOS ALUNOS DA ESCOLA RURAL MISTA COMEMORAVA O DIA DOS PROFESSORES EM ALTO TAQUARI

Professora Alda com 20 anos, indo dar aula . Foto Binoculo
O feriado do dia dos professores é comemorado todo dia 15 de outubro e foi oficializado através do Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963, o que tornou o feriado nacional  escolar.

Enquanto em algumas partes do Brasil se comemorava o dia dos professores, Alto Taquari pôde comemorar pela primeira vez sete anos mais tarde, ou melhor, só em 1970, quando Alda José de Souza, começou a lecionar para uma turma inicial de 28 alunos, na primeira escola do município, Escola Rural Mista, onde cursava alunos da 1ª a 4ª série em uma única sala, pois não havia professores suficientes.

Segundo relatos da professora, naquela época os alunos chegavam a cavalo para assistirem as aulas e ficavam o dia todo, “à noite as aulas eram lecionada para os mais velhos na maioria mobrau, ou seja, analfabetos e,  lecionava com a luz de lamparinas”, lembra.

A primeira escola do município funcionava onde hoje é o prédio da Exatoria, no centro da cidade. “Ali tinha uma área aberta, uma sala onde funcionava a sala de aula e a casa do professor, as paredes eram de adobo”, ressalta a professora.

Respeitando o horário do recreio, os alunos recebiam merenda que era feita na casa da dona Maria Auta Medeiros, onde a mesma levava na cabeça até chegar na escola onde  distribuía para os alunos.

No ano que a palmatoria fazia toda diferença, os alunos da professora Alda não escapavam. “Naquela época os alunos tinham que saber a tabuada e o alfabeto, caso era feita a pergunta e o aluno não soubesse responder, e o colega respondesse corretamente, ele pegava e dava algumas palmatorias na mão daquele que errou”, revela.

Em seu currículo, carrega a marca das dificuldades em lecionar e hoje sente orgulho de ver muitos de seus alunos se destacando no mercado de trabalho, e relembra alguns que hoje são formados e atuam em diversas profissões como: dentistas, professores, farmacêuticos, bancários entre outros.

“Antigamente a educação era melhor, porque os pais ajudavam os professores, ajudavam nas tarefas, aquela época era difícil, mas os alunos obedeciam e respeitam os professores, até os idosos me respeitavam, os pais exigiam que dessem castigos”, concluiu.

A Tia Alda


Alda José de Souza, hoje é conhecida como a Tia Alda e  ainda mora no munícipio de Alto Taquari,  tem  63  anos, casada,  e formada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales, na cidade de Jales no Estado de São Paulo, no dia 11 de dezembro de 1989.  No dia 24 de agosto de 1998 aposentou pelo Estado de Mato Grosso, por tempo de serviço. Atualmente a mesma participa do grupo de idosos Conviver.

Galeria de Fotos 

Lembranças e recordações em cada binoculo. 

Tia Alda procura as relíquias da época.

Os binóculos também guardam um pouco de história.
Retoma a procura nos álbuns.
Encontramos esta raridade, Tia Alda ao lado de professores em inicio de carreeira.


A memoria não nos permite lembrar em qual momento se passa essa foto, mas Tia Alda garante que é a formatura de uma de suas turma.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.