;

Especiais

Alto Taquari| Prefeito reassume cargo após ser afastado pela Justiça


Lairto Sperandio (DEM) foi condenado por
improbidade e teve os direitos políticos suspensos
por 5 anos (Foto: Reprodução/ Facebook)
Após ter sido substituído pelo presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Marion (PSDB) na terça-feira (10), o prefeito eleito de Alto Taquari, Lairto Sperandio (DEM) retornou ao cargo na manhã desta quinta-feira (12). O atual presidente da Câmara Edislei Martins enviou uma notificação ao prefeito interino comunicando a decisão da Justiça Eleitoral  em devolver o cargo a Lairto através de uma  Liminar com  pedido de Reconsideração.

O prefeito interino permaneceu por 24 horas no comando da cidade e neste período exonerou todos os 24 cargos  de confiança contratados na primeira semana da posse de Lairto Sperandio (DEM). 


A relatora do processo Ministra Luciana Lóssio retorna as atividades junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) provavelmente no ínicio de fevereiro e somente neste período que a cidade terá uma certeza sobre quem governará o município até as novas eleições serem marcadas.

Ivam Borba(PSDB) voltou ser o presidente da Câmara Municipal.

Cassação de registro ( via G1 )

O prazo para a filiação partidária de quem concorreu aos cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador nas eleições do ano passado era 2 de abril, e a coligação adversária argumentou que nesse período o prefeito eleito estava com a filiação suspensa.

O TSE entendeu que quem teve os direitos políticos suspensos devem ter a filiação partidária suspensa por igual período, não podendo praticar atos privativos de filiados e nem mesmo poderá exercer cargos de natureza política ou de direção na agremiação partidária. O voto da relatora do recurso, ministra Luciana Lóssio, foi provido por unanimidade.


Na eleição passada, Lairto teve a candidatura indeferida pela 8ª Zona Eleitoral daquele município. Recorreu ao TRE-MT e conseguiu ser diplomado. A diplomação aconteceu no dia 13 de dezembro. O candidato que ficou em segundo lugar na eleição, Vanderley Santeiro Teodoro, no entanto, recorreu da decisão e, uma semana depois, o TSE julgou o recurso e decidiu que ele não deveria assumir o cargo.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.