Juiz valida justa causa de motorista que foi trabalhar embriagado
Fonte: Migalhas Foto: Arte Migalhas
O juiz do Trabalho João Batista Cruz de Almeida, da 1ª vara de Taguatinga/DF, validou a demissão por justa causa de um motorista de coleta de lixo domiciliar que compareceu ao trabalho embriagado.
Magistrado considerou verídica a versão da empresa, diante da ausência do trabalhador em audiência e dos documentos assinados por ele.
O caso
O motorista alegou que foi dispensado injustamente por embriaguez, sustentando que não houve comprovação robusta da acusação e que o aparelho utilizado para a aferição estaria defeituoso.
A
defesa da empresa afirmou que o trabalhador admitiu, por escrito, ter consumido
bebida alcoólica na noite anterior. Também foram apresentados documentos
assinados por ele, como o termo de constatação de embriaguez, a comunicação de
dispensa e o termo de rescisão contratual.
Decisão
Ao fundamentar a decisão, o juiz ressaltou que o trabalhador foi devidamente intimado, mas não compareceu à audiência de instrução, o que motivou a aplicação da pena de confissão ficta.
"Tem-se por verídica a narrativa da defesa no tocante à motivação da rescisão contratual."
O magistrado concluiu que os documentos demonstram que "a penalidade aplicada observou os requisitos da imediatidade, proporcionalidade e gravidade da falta", não havendo qualquer "elemento que evidencie vício de vontade".
Dessa
forma, o juiz negou o pedido do trabalhador para reversão da justa causa.



Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.