Alto Taquari: Justiça abre cadastro para entidades sociais receberem recursos de penas alternativas
![]() |
| Da Redação Foto: Aparecido Marden |
O Fórum da Comarca de Alto Taquari, por meio do Edital nº 001/2025/GAB, abriu nesta quarta-feira (25/06) o cadastro para entidades públicas e privadas com destinação social interessadas em receber recursos provenientes de prestações pecuniárias, penas alternativas e outras medidas previstas na legislação penal. A iniciativa, liderada pelo juiz Dr. Anderson Fernandes Vieira, Diretor do Foro local, visa dar uma destinação transparente e eficaz a esses valores em benefício da comunidade.
Transparência e Impacto Social
A medida segue as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT) e pelo Código de Normas da Corregedoria-Geral da Justiça. Os recursos, que são oriundos de sanções penais como multas, acordos de não persecução penal (ANPPs) e colaborações premiadas, devem ser aplicados em ações que favoreçam a coletividade. Há uma prioridade para projetos voltados à reinserção social de reeducandos e à promoção de serviços essenciais nas áreas de saúde, educação, segurança e bem-estar social.
O objetivo do edital é assegurar uma destinação justa e transparente dos recursos, em total conformidade com as normativas atualizadas, especialmente a Resolução CNJ nº 558/2024, que reformulou a gestão das prestações pecuniárias em todo o Brasil.
Como Participar
Entidades interessadas em se cadastrar precisam atender aos critérios estabelecidos no edital e apresentar a documentação que comprove suas finalidades sociais. Este cadastro é um pré-requisito fundamental para que as organizações sejam consideradas aptas a receber os recursos, após avaliação da Vara Criminal e da Direção do Foro.
A iniciativa busca ampliar o alcance das políticas de justiça restaurativa e fortalecer o apoio a projetos que gerem um impacto direto e positivo na comunidade de Alto Taquari.
Acesso ao Edital
O edital completo está disponível para consulta no sistema PJe do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso. Os interessados podem acessá-lo nos autos do processo de número 1000437-85.2025.8.11.0092, diretamente pelos links:
Esta é uma oportunidade para as entidades sociais de Alto Taquari contribuírem ativamente para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade local, com o apoio da Justiça.




Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.