Alto Taquari abre inscrições para Agentes Culturais com premiação de R$ 70 mil via Lei Aldir Blanc II
A Prefeitura Municipal de Alto Taquari, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), torna público o Edital de Fomento e Premiação para agentes culturais do município, utilizando recursos do Governo Federal através da Política Nacional Aldir Blanc II de fomento à cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022.
A PNAB representa uma
oportunidade histórica para a estruturação do financiamento cultural em âmbito
federativo, com repasses contínuos da União para estados e municípios, conforme
o Decreto nº 11.740/2023. Este edital visa selecionar projetos culturais para
apoio financeiro, promovendo a diversidade das manifestações culturais em Alto
Taquari, em consonância com a Lei nº 14.399/2022 e o Decreto nº 11.453/2023,
que asseguram medidas de democratização, desconcentração, descentralização e
regionalização do investimento cultural, incluindo ações afirmativas para
grupos em situação de vulnerabilidade histórica, social e econômica.
O valor total disponibilizado
para este Edital é de R$ 70.525,78 (Setenta mil, quinhentos e vinte e
cinco reais e setenta e oito centavos), distribuído entre as categorias
listadas no Anexo I. As despesas correrão por conta da dotação orçamentária da
Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Este valor poderá ser suplementado
em caso de interesse público e disponibilidade orçamentária.
Quem Pode Se Inscrever
A inscrição é gratuita e aberta a
pessoas físicas, pessoas jurídicas (com ou sem fins lucrativos, incluindo MEI),
e coletivos ou grupos de pessoas que comprovem atuação nas áreas culturais do
edital e possuam sede ou domicílio em Alto Taquari. O proponente deve
apresentar comprovante de residência em seu nome (exceto boleto bancário) e
exercer função de destaque no projeto (criação, direção, produção, coordenação,
gestão artística, etc.), não apenas administrativa. Coletivos sem CNPJ devem
indicar um representante legal (pessoa física), formalizando a representação
por meio de declaração assinada por mais de cinco integrantes (Anexo VIII).
Cada proponente pode inscrever apenas um projeto. A documentação completa e
correta é obrigatória para habilitação. Dificuldades na inscrição podem ser
comunicadas à SMEC e à Comissão Aldir Blanc - PNAB para apoio.
Prazo para Se Inscrever
O prazo para inscrição e entrega
da documentação obrigatória é de 06 de maio de 2025 a 23 de maio
de 2025 de forma presencial na Secretaria de Educação.
Confira aqui o edital completo



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