Ministério da Justiça e Federação de Bancos fazem aliança para prevenir golpes na internet
![]() |
Fonte: Agência Brasil Foto: © JOÉDSON ALVES/AGÊNCIA BRASIL |
O Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Federação Brasileira de Bancos lançaram uma aliança nacional para combater fraudes bancárias digitais. O objetivo é criar medidas para prevenir golpes na internet e melhorar o atendimento às vítimas.
O governo vai trabalhar com bancos, empresas de telefonia, comércio online e redes sociais para desenvolver ações de segurança. A cada dois meses, um comitê gestor avaliará o avanço das propostas.
A secretária de Direitos Digitais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Lílian Cintra de Melo, falou de ações que podem ser propostas para inibir os crimes. Ela também destacou alguns dados relacionados aos golpes bancários digitais no Brasil."Trinta e seis por cento dos brasileiros já foram vítimas de golpes ou tentativas de golpes e a gente tem alguns crimes que são mais recorrentes, como clonagem ou troca de cartão, golpes com relação à central de cartão de crédito e pedido de dinheiro por suposto conhecido em mensagerias", explica.
Segundo a Febraban, os bancos investiram R$ 5 bilhões em segurança cibernética só no ano passado.
A Associação Brasileira de Bancos alerta que um dos golpes mais recorrentes durante o Carnaval, por exemplo, é o do link falso relacionado à compra de ingressos. Criminosos criam sites parecidos com os oficiais para roubar dinheiro. Por isso, antes de comprar, é importante conferir se o site é verdadeiro.
Outro golpe frequente é a falsa rede pública de Wi-Fi. O criminoso espiona a navegação e pode roubar senhas.
Para se proteger, evite acessar aplicativos bancários em redes abertas e ative funções de segurança no celular, como bloqueio de senhas e redução de limites de transferência.
Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.