;

Especiais

Clínica de Saúde Integrada: O que é IST? Entenda por que a sigla substituiu o termo DST

   SAÚDE EM PAUTA

Foto: Pavel L Photo and Video / Shutterstock.com

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS. A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

Se não tratadas adequadamente, podem provocar diversas complicações e levar a pessoa, inclusive, à morte.

A partir de hoje o Alto Taquari em pauta em parceria com a Bioquímica Adha K.M.  de Almeida da Clínica  de Saúde Integrada vamos abordar durante todos os meses  diversos temas, iniciando pelos tipos de infecções sexualmente transmissíveis, destacando os mais conhecidos como:

              Herpes genital;

             Cancro mole (cancroide);

             HPV;

             Doença Inflamatória Pélvica (DIP);

            HIV/Aids;

             Gonorreia e infecção por Clamídia;

             Linfogranuloma venéreo (LGV);

             Sífilis;

             Infecção pelo HTLV;

             Tricomoníase.

A parceria consiste em mostrar os sintomas e ao mesmo tempo informar a  você que em Alto Taquari a Clínica de Saúde Integrada realiza todos os testes com a maior discrição e sigilo.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.