;

Especiais

Censo Escolar: número de alunos reprovados volta a crescer no Brasil

Fonte: Tv Cultura Foto: Pexels


Depois de uma pausa por causa da pandemia, o número de alunos reprovados voltou a crescer no Brasil. De acordo com o Censo Escolar, nos anos finais do ensino fundamental (5º ao 9º ano), 7,46% dos estudantes foram reprovados. No ensino médio, o número foi de 13,24%.

Até 2022, vigoravam nos estados brasileiros políticas de aprovação automática dos alunos, por causa da pandemia de Covid.

No ano passado, 15,8% dos estudantes não tinham a idade adequada, porque foram reprovados, por exemplo, ou porque abandonaram o colégio em algum período.

A chamada “distorção idade-série” é mais alta na educação indígena (39,1%), quilombola (28,4%) e rural (26%) do que em relação aos centros urbanos (14,5%).

É também mais que o dobro entre alunos pretos e pardos (19,5%) em relação a brancos (9,6%).

O raio-x do ensino no Brasil também revela que, com o passar dos anos, aos poucos, as salas de aula vão ficando mais vazias.

Segundo o Censo Escolar, entre 2020 e 2021, 2,5% dos alunos abandonaram a escola no quinto ano do ensino fundamental. No nono ano, a taxa foi de 6,1%. O ensino médio é campeão de evasão escolar: 7% dos estudantes desistem no primeiro ou no segundo ano. 





Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.