;

Especiais

Palavra “dorama” é incluída no vocabulário da Academia Brasileira de Letras

Fonte: CNN Brasil Foto: Cena do dorama, ou K-drama, "True Beauty", da Coreia do Sul

 

Os doramas, séries dramáticas produzidas no leste e sudeste da Ásia, estão ficando tão populares que estão atraindo a atenção até do público mais tradicional.

Incluindo a Academia Brasileira de Letras (ABL), instituição cultural criada em 1897 com o objetivo de cultivar a língua e a literatura nacional, que anunciou “dorama” como nova palavra do seu vocabulário.

Em seu Instagram oficial, a ABL publicou a palavra com seu significado:

Dorama: substantivo masculino. Obra audiovisual de ficção em formato de série, produzida no leste e sudeste da Ásia, de gêneros e temas diversos, em geral com elenco local e no idioma do país de origem.

O post segue explicando a origem da palavra. Os doramas foram criados no Japão na década de 1950 e se expandiram para outros países asiáticos, adquirindo características e marcas culturais próprias de cada território.

Lembra também que para identificar o país de origem, são usadas denominações específicas, como, por exemplo, os estrangeirismos da língua inglesa J-drama para os doramas japoneses, K-drama para os coreanos, C-drama para os chineses.

A ABL tem o costume de apresentar e reconhecer palavras ou expressões que passaram a ter uso corrente na língua portuguesa, podendo ser neologismos, empréstimos linguísticos ou mesmo vocábulos, semanalmente.

“A criação, o uso e a difusão de uma nova palavra ou expressão vêm da necessidade que temos de nomear algo que faz parte da nossa realidade ou que nossa inteligência e percepção foram capazes de identificar com mais intensidade”, explica a ABL.

“Conhecer o significado de novas palavras enriquece nosso vocabulário e nos faz mergulhar na atmosfera intelectual em que vivemos.”




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.