;

Especiais

Como passar em concurso público? Veja 10 dicas de especialistas

Fonte: Só Noticia Boa Foto: reprodução / Agência Brasil

 

O anúncio do Enem do Concurso Público Nacional Unificado, com 6.590 vagas federais, move uma única pergunta. Como passar em concurso público? Em busca de dicas, o Só Notícia Boa ouviu especialistas na área e as dicas que eles sugerem. (Veja abaixo o top 10).

Os especialistas afirmam que não há receita de bolo para passar em concurso público, mas pelo menos três aspectos são fundamentais: manter o foco, ter rotina fixa de estudo e fazer muitos exercícios relacionados à prova escolhida.

A professora Ana Paula Corrêa, do Centro Universitário de Brasília (UDF) e da Academia de Direito Penal, resumiu o que deve mover um concurseiro: “Uma pessoa que não tem sonhos, não tem perspectivas para o futuro e não tem motivo para lutar”.

Ouça quem entende

Diogo Alves, professor de redação do Gran Cursos em Brasília, é um showman. As aulas dele são espetaculares: músicas, brincadeiras e muito conteúdo. Não é à toa que ele tem quase 80 mil seguidores ávidos por dicas para concurso público e os internautas são só elogios.

Porém, Diogo é claro nas dicas: muito estudo, redação pelo menos duas vezes por semana e buscar compreender o que o concurso escolhido cobra. “Esse é o caminho: foco e estudo”, sintetizou.

Para Paloma Nascimento, professora da UDF, homenageada pelas últimas sete turmas de formandos de Direito, a vitória em concurso público passa pela disciplina, por um cronograma organizado de estudos e tarefas, além de muita dedicação.

“É preciso definir que área você quer seguir? É importante estabelecer essa definição para poder organizar os estudos. Também busque observar o perfil da banca examinadora”, disse.

Dicas Valiosas

Os especialistas são unânimes ao listar as dicas para quem quer passar em concurso público.

Sem considerar a área exata que a pessoa vai tentar, mas de uma forma geral, os professores mencionam ainda que é preciso cuidar e respeitar os próprios limites físicos e psicológicos.

Top 10 de dicas para passar em concurso público:

Ter foco: qual área você quer seguir?

Reunir editais dos concursos anteriores

Levantar todos os exercícios cobrados anteriormente

Definir quantas horas por dia estarão disponíveis para estudo

Estabelecer o cronograma para estudar

Fazer simulados

Dedicar boa parte do tempo à parte básica: Português, Lógica e Tecnologia – temas cobrados em praticamente todos os concursos

Treinar redação duas vezes por semana

Manter a leitura de temas de atualidades, no momento destaque para: o conflito Israel e Palestina, além de Rússia e Ucrânia

Analisar cuidadosamente o perfil da banca e o que costuma cobrar

Questões de vida

Para Ana Paula, o concurseiro deve buscar meios motivacionais para manter o foco e a confiança, ela sugere, por exemplo:

Evitar pessoas negativas

Cuidar da saúde mental, falhou? Tenta novamente

Fixar metas: quer conhecer as Ilhas Maldivas? Põe a foto da praia e siga

Ficar longe do que te aborrece, o que inclui redes sociais, se necessário

Diogo Alves sugere ainda:

Atenção aos temas de atualidades, acompanhe o que se passa no Brasil e no mundo

Para Paloma Nascimento, não existem soluções milagrosas

Planejar e obedecer o estabelecido

É preciso estudar

Abdicar de horas de lazer e da companhia de pessoas queridas

Fuja desses erros

Os professores advertem ainda sobre armadilhas que voltam e meia assombram quem estuda para concurso, por isso muita atenção:

Foco difuso: fazer concursos em áreas diversas que não têm conexão entre si. Isso leva a uma gama de conhecimento impossível de ser alcançada

Alteração de plano de estudos: organizou e definiu o plano, de acordo com seus horários e disponibilidade, siga, não altere exceto em situações muito excepcionais

Não pule exercícios: faça todos os exercícios, que estiverem ao seu alcance, relacionados ao concurso que pretende ser aprovado. É a prática que aperfeiçoa.

Excesso de economia: se seu concurso exige que você tenha um conhecimento muito específico, busque um especialista, vá atrás dele, não poupe. É investimento.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.