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Anatel multa cinco empresas em R$ 28 milhões por realizar chamadas abusivas

Fonte: G1  Foto: JN Reprodução 

 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) multou em novembro cinco empresas em um valor total R$ 28 milhões por realizar chamadas consideradas abusivas.

As empresas foram multadas pelo disparo de chamadas massivas, em descumprimento da norma da Anatel que proíbe a realização de mais de 100 mil chamadas por dia, com duração inferior a três segundos -- aquelas ligações que são interrompidas quando atendidas.

Foram multadas:

Claro, em R$ 15 milhões;

Bradesco, em R$ 11 milhões,

R1 Tech, em R$ 800 mil;

Izzi Soluções, em R$ 700 mil; e

Talento Total Serviços, em R$ 900 mil.

Por meio de suas assessorias, o Bradesco informou que não comenta casos sub judice e a Claro, que não comenta processos administrativos em andamento.

Porte econômico

O valor das multas variou conforme o porte econômico da empresa e o total de chamadas disparadas além dos limites diários permitidos, afirmou a Anatel.

"É a primeira vez que a Anatel multa empresas por realizar chamadas abusivas e é o início de um processo de endurecimento da fiscalização até a gente conseguir efetivamente trazer a quantidade de chamadas massivas no Brasil para níveis mais razoáveis", disse o conselheiro Artur Coimbra.

Segundo o conselheiro, as companhias ainda podem recorrer das decisões.

De acordo com a agência, há atualmente cerca de 30 empresas investigadas por realizar chamadas abusivas, que também podem ser sancionadas.

Chamadas automáticas

A Anatel publicou em junho de 2022 uma medida cautelar que punia as empresas por praticar telemarketing abusivo. A norma tinha vigência de três meses, sendo depois prorrogada.

São consideradas chamadas automáticas abusivas a realização de mais de 100 mil ligações por dia, com duração de até três segundos ou que não chegam a ser completadas.

Esse tipo de ligação é feito por robôs e são chamadas de "robocalls", no termo em inglês. As empresas usam esse tipo de recurso para saber se o número existe e depois oferecer produtos e serviços.

Alta das reclamações

O número de reclamações sobre ligações indesejadas havia caído após as novas regras que exigiam um prefixo específico, o 0303, que identificasse chamadas de empresas de telemarketing. Em 2023, no entanto, as queixas voltaram a crescer.

Entre janeiro e outubro deste ano, a Anatel registrou pelo menos 15 mil reclamações sobre ligações indesejadas. Agosto foi o mês com maior número de reclamações -- mais de 3 mil, ou o equivalente a quatro queixas por hora.



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