;

Especiais

Exame Certificador oportuniza conclusão dos estudos para mais de 35 mil jovens e adultos em MT

 

Fonte: Seduc-MT  Foto: Gabriel Aguiar

Mais de 35,6 mil estudantes de Mato Grosso já concluíram o Exame Certificador da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2023. O programa foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e oportuniza a conclusão da educação básica àqueles que não finalizaram os estudos na idade apropriada. 

Até o momento, mais de 50 mil exames já foram agendados, sendo que 35.644 foram aplicados. O número representa um crescimento de 62% em relação a 2022, quando 22.010 exames foram realizados. Os dados consideram o período de fevereiro (início do ano letivo) a outubro. 
 
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, observa que os números demonstram o compromisso do Governo do Estado em oportunizar e garantir a elevação da escolaridade da população jovem e adulta.



“A aprendizagem é um direito fundamental de todos, independentemente da idade ou das circunstâncias, e a Seduc busca promover a integração e acessibilidade para que todos possam participar do programa", afirma.

O Exame Certificador é um dos componentes da política de educação de jovens e adultos prevista no Plano Educação 10 Anos, que objetiva colocar a educação pública de Mato Grosso entre as mais bem avaliadas no país até 2032. 
 
Por meio do exame, qualquer pessoa com idade acima de 15 anos tem a chance de completar sua formação educacional, adquirindo conhecimentos essenciais para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento pessoal. Além disso, a certificação abre portas para novas oportunidades, como ingressar em cursos técnicos, faculdades e concursos públicos. Até o momento, 37 escolas aplicam o exame em todas as regiões do Estado.
 
"Com o comprometimento da Secretaria de Educação e a participação ativa da sociedade, o Exame Certificador tem se consolidado como uma importante iniciativa para a educação, proporcionando uma segunda chance para aqueles que desejam concluir seus estudos e conquistar um futuro melhor”, finaliza o secretário.
 
Saiba mais sobre o exame certificador aqui. Já a relação de escolas que aplicam o exame pode ser conferida aqui



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.