Saiba como 'reeducar' o algoritmo das redes sociais
Fonte: Noticias ao Minuto Foto:© iStock
Colocou like no vídeo de um gatinho e na última hora só lhe aparecem felinos fofos? Acontece, é o algoritmo trabalhando.
Contudo, há formas de reverter. Seja em que aplicação for - Instagram, TikTok, Facebook, Twitter - deve usar todos os recursos possíveis para mostrar que já não quer ver mais aquele conteúdo.
Para mudar o tipo de conteúdo, lembre-se, basta colocar like, compartilhar e comentar no tipo de conteúdos que lhe interessam.
Eis algumas dicas mais específicas:Instagram
Suspender publicações sugeridas
-Vá ao seu perfil, clique nas três linhas do canto superior direito;
- Toque em "Definições e privacidade";
- Em "Conteúdos sugeridos" pode proceder à suspensão por 30 dias, mas também especificar coisas nas quais não tem interesse.
TikTok
Mude o Feed de "Para Você" para "Seguindo" e aí siga apenas conteúdos que queira mesmo ver.
Para adicionar filtros de palavras-chave de vídeos:
- Na app do TikTok, toque em "Perfil" na parte inferior;
- Toque no botão "Menu" (os três riscos, na horizontal), na parte superior direita;
- Toque em "Configurações e privacidade";
- Toque em "Preferências de conteúdo" e em "Filtrar palavras-chave de vídeo";
Twitter
Mudar a timeline de "Para você" para "Seguindo". A página inicial do Twitter mostra publicações de contas e tópicos que segue, mas também recomendados. Para não ver mais recomendados, é só mudar o Feed.
Silenciar palavras e hashtags
- Clique em "Mais", no menu de navegação lateral, e depois em "Configurações e privacidade";
- Toque na aba "Privacidade e segurança" e depois em "Silenciar e bloquear";
- Toque em "Palavras silenciadas";
- Clique no ícone de adicionar, e poderá adicionar a palavra, uma frase, um nome de usuário ou uma hashtag que queira silenciar.
É possível controlar qual o conteúdo sugerido no Facebook para Android ou iOS. Na app do Facebook, no conteúdo que lhe desagradou ou agradou, carregue nos três pontinhos, no canto superior direito, e carregue em "Mostrar mais", se o agradou, ou "Mostrar menos", se desagradou.
Youtube
Escolher temas nas suas recomendações
Se tiver feito login, o YouTube separa os vídeos por tópicos, sugeridos com base no tipo de conteúdo com que costuma interagir.
Remover conteúdo recomendado da página inicial
De forma similar, é possível pedir ao Youtube que não recomende mais determinadas Playlists, vídeos e Seções. Selecione "Mais" ao lado do título do vídeo ou da playlist na página inicial e selecione "Não tenho interesse" ou "Não recomendar canal", dependendo do seu interesse.
Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.