;

Especiais

Governo pede estudo sobre volta do horário de verão

BRASIL 

Fonte: R7  Foto: Aparecido Marden


O Ministério de Minas e Energia estuda a possibilidade da volta do Horário de Verão no Brasil. O primeiro sinal que indica a possibilidade do retorno foi o pedido de estudo sobre os eventuais benefícios. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ficará responsável por esse levantamento.

O órgão controla as instalações de transmissão e geração de energia. A decisão de extinguir o Horário de Verão foi adotada em 2019 pelo governo federal. A depender do resultado do estudo de viabilidade, o retorno pode acontecer ainda neste ano.

Horário de Verão

Essa é a visão de integrantes do governo, que acreditam que o estudo é um importante sinal do desejo do Ministério de Minas e Energia em retornar com o horário.

Alguns setores da economia têm pedido ao governo federal o retorno. Entre eles estão os integrantes do segmento de turismo, alimentação e outros.

Apesar das especulações sobre o tema e fontes do governo afirmarem sobre a possibilidade de retorno do Horário de Verão ainda em 2022, o assunto ainda está em discussão e depende de detalhes técnicos.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico confirmou o pedido de reavaliação feito pelo Ministério de Minas e Energia. Mas disse que, pelo menos por enquanto, não existe nenhum indicativo de retorno em 2022 – sem descartar a possibilidade no ano que vem.

Apesar disso, disse que o cenário é mais favorável do que nos últimos dois anos. O ONS não deu mais detalhes sobre o assunto e nem informou se o estudo foi concluído.

Desde o fim do Horário de Verão em 2019, esse já é o segundo pedido de estudo de viabilidade feito pelo Ministério de Minas e Energia. No primeiro, o ONS não indicou benefícios com a retomada. Sobre o novo pedido, o Ministério disse apenas que constantemente realiza avaliações técnicas para manter a segurança energética do Brasil.





Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.