;

Especiais

Operação contra fraudes em contas bancárias cumpre mandados em MT

MATO GROSSO

Fonte: G1 Foto: PFMT


A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (2), em 13 estados, incluindo o Mato Grosso, a Operação “Não seja uma Laranja” e cumpre mandados de busca e apreensão contra um grupo suspeito de fraudar contas eletrônicas de bancos do país e movimentar R$ 18,1 milhões.

Em Mato Grosso, os ordens judiciciais estão sendo cumpridas em Cuiabá e Cáceres, a 220 km da capital, onde um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Ele tinha aproximadamente 3 kg de cocaína - 2 kg escondidos em um sofá e 1 kg dentro de uma caixa de descarga.

A PF atua também na Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. Os crimes investigados são associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso e falsidade ideológica. As penas podem somar mais de 20 anos de prisão.

A operação é resultado da força-tareda “Tentáculos”, de combate a fraudes bancárias eletrônicas, e conta com apoio da Polícia Civil e instituições bancários, por meio da Federação Nacional dos Bancos (Febraban).

Conforme a PF, nos últimos anos, foi registrado aumento considerável da participação de pessoas físicas em crimes, recebendo dinheiro para “emprestar” as contas bancárias - no jargão policial, essas pessoas são conhecidas como “laranjas”.





Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.