;

Especiais

Cross Kids para crianças mescla treino e diversão: matriculas abertas

ALTO TAQUARI 

Fonte: Da Redação com Globo Esporte   Foto: Arquivo Shamah 

A academia e box Shamah em Alto Taquari  passou oferecer uma nova modalidade, o Cross Kids, uma modalidade de treino voltada à crianças com faixa etária entre 06 a 10 anos.  Diferente do crossfit tradicional, com foco em treinos intensos, melhora de condicionamento físico e performance, o Crossfit Kids é conhecido como uma prática de atividade física lúdica que tem como objetivo a diversão e principalmente o convívio social.

Segundo a personal e proprietária da academia, Juliane Bernini,  o objetivo do Cross Kids, é fazer com que a criança se socialize, que o corpo rejeite doenças e que se facilite o desenvolvimento psicomotor.

A mesma necessidade de uma criança praticar atividade física é a do adulto e do idoso, a diferença é a carga e o volume de treino. Quanto maior for a oferta (de modalidades) para a criança, melhor, pois facilita e aprimora a coordenação motora, a lateralidade e a prática de movimentos diferentes e familiares.  Inicialmente a Academia e Box Shamah vai atender crianças com faixa etária entre 06 a 10 anos.

Dúvidas sobre matrícula ou informações, fale com a Shamah aqui

Mitos, cuidados e benefícios

Diferentemente do esporte competitivo, de acordo com o pediatra Ricardo Barros, não há restrição para a prática esportiva recreacional, como é realizada no Crossfit Kids. Isso é um mito.

Mas crianças que têm problemas de saúde como cardiopatia, diabetes ou asma, por exemplo, precisam ter o acompanhamento adequado de um médico pediatra especialista, um cuidado necessário. É preciso ainda que o profissional de educação física responsável pelas aulas não force os limites da criança e mantenha um ambiente lúdico.

Também não é verdade que o Crossfit Kids afeta no crescimento da criança. Isso é outro mito, já que no Crossfit Kids o objetivo não é impor uma carga alta de exercícios ou de peso.

- Na realidade, uma fratura no disco de crescimento dos ossos longos é que poderia causar um problema no crescimento - explica Tiago Taveira. Ainda segundo Tiago, essa modalidade prática oferece ferramentas principalmente contra duas doenças que crescem para a população infantil: a obesidade e a diabetes. Fora ansiedade e depressão. Afinal, a falta de exercícios físicos motivada pelo uso de aparelhos eletrônicos pode causar não somente a obesidade infantil e que, segundo o pediatra Ricardo Barros, tem um alto índice no país, como também prejudicar a saúde mental das crianças.

Ou seja, incluir alguma atividade esportiva na rotina desde a infância ajuda a diminuir problemas graves de saúde. Exercícios aeróbicos praticados no Crossfit Kids, por exemplo, podem ser essenciais para as crianças que precisam perder peso.

Fonte: Globo Esporte | Ricardo Barros é médico pediatra, especialista em medicina de adolescentes (Rotation) nos EUA, com título de especialista em Medicina Desportiva pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, pós-graduado em Medicina do Esporte, coordenador da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

 


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.