;

Especiais

Análise: vitória é lucro em atuação apagada do São Paulo

 ESPORTES 

Fonte: Globo Esportes  Foto:  Marcos Ribolli


Na frieza da tabela, a atuação apagada do São Paulo diante do América-MG neste domingo, no Morumbi, pouco importou. O que realmente valeu foram os três pontos conquistados e a subida na classificação do Campeonato Brasileiro.

Com 18 pontos, o Tricolor foi para a terceira colocação. É uma posição que mantém o clube em boas condições de atingir uma de suas metas: a conquista de uma vaga na próxima Libertadores.

Mais do que isso, a vitória dá alívio para quem vinha de quatro empates consecutivos no torneio e já começava a ter sua capacidade de reação colocada à prova – consequência dos vacilos que o time passou a cometer.

No último domingo, diversos erros aconteceram, mas desta vez não custaram caro. O primeiro problema enfrentado pelo Tricolor foi a escalação. Sem Diego Costa, lesionado, Ceni quis manter a linha de três zagueiros e colocou Pablo Maia como defensor. Foi um desastre.

Nos primeiros dez minutos, o América-MG chegou pelo menos quatro vezes com perigo. O gol só não saiu por milagre.

A situação começou a melhorar por um acaso: Luan se lesionou e Patrick entrou no seu lugar, aos 28 minutos do primeiro tempo. Com isso, Ceni voltou com a linha de quatro defensores, recolocando Pablo Maia em sua função de primeiro volante.

Foram necessários apenas cinco minutos para o São Paulo mostrar o efeito da mudança. Igor Vinicius recebeu passe na direita, avançou e cruzou na medida para Patrick, que havia acabado de entrar, marcar o gol da vitória.

– O América-MG poderia ter vencido no primeiro tempo até com mais de um gol. Já jogamos bem em primeiros tempos e não vencemos. É importante então vencer mesmo sem jogar bem. Nos últimos quatro jogos, empatamos jogando bem. Num dia em que está mal, é importante corrigir, mas ganhar os três pontos é importante – afirmou Rogério Ceni em entrevista coletiva.

Após o gol, o São Paulo conseguiu controlar o jogo, mas se viu com enormes dificuldades de armar jogadas. A ausência de Igor Gomes, suspenso, foi sentida mais uma vez. A equipe ficou perdida, com pouca criatividade, tanto que Calleri e Luciano praticamente não tocaram na bola.

Mesmo assim, o São Paulo celebra os três pontos como um alento pelos últimos resultados ruins, que poderiam ter colocado a equipe na primeira colocação do Brasileirão.

O desafio de Ceni agora é encontrar possibilidades dentro do elenco diante de tantas lesões e problemas com suspensão. Para quinta-feira, às 16h, diante do Botafogo, por exemplo, ele pode não contar com sete jogadores lesionados: Nikão, Luan, Gabriel Sara, Alisson, Diego Costa, Moreira e Talles Costa.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.