;

Especiais

Criminosos usam o golpe da falsa mensagem de emprego para roubar dados e tirar dinheiro das vítimas

BRASIL 

Fonte: G1 Foto: Tainah Tavares/TechTudo



Golpistas estão enviando mensagens de texto para o celular usando o nome de empresas conhecidas, prometendo pagamentos altos, trabalho de casa e em meio período. O SMS é um chamariz para roubar dados e tirar dinheiro das vítimas. O Bom Dia Brasil traz alertas de especialistas em segurança da informação e recursos humanos.

O monitoramento feito pela PSafe mostra que a cada dia os criminosos disparam até 3 mil tentativas de golpes no país. De janeiro até abril desse ano, foram compartilhadas mais de 220 mil mensagens com vagas falsas de emprego.

O Bom Dia Brasil respondeu a uma proposta. Com a foto de uma jovem, o golpista diz ser de um shopping, que está contratando para tempo parcial, on-line, com uma renda de até R$ 5 mil por dia. Em seguida envia um link para cadastro de dados e ainda pede o pagamento de um valor de R$ 20, em troca de futuras "comissões". "Vou pensar", diz o produtor.

Segundo José Antônio Milagre, advogado especializado em Crimes Cibernéticos, com os dados informados pela vítima o bandido abre contas em bancos e aplica outros golpes. "Não clique nesses links, essas vagas não vão chegar por WhatsApp, muito menos por SMS", alerta o advogado.

Tatiane Souza, consultora de RH, alerta: "É ilegal qualquer tipo de cobrança de taxa para participação de processo seletivo".

A crise econômica, agravada pela pandemia, ajuda a fisgar as vítimas. E a melhor defesa contra os golpes ainda é se precaver.

"Os criminosos se valem justamente dessas pessoas mais frágeis para conseguir obter a vantagem indevida", diz Alexandre Protopsaltis, delegado de Crimes Digitais.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.