;

Especiais

Projeto prevê ajuda financeira para lares temporários a animais resgatados abandonados em MT

GERAL 

Fonte: G1MT  Foto: Nathalia Sabóia/ Arquivo Pessoa


Um projeto em tramitação determina a criação de lares temporários para animais domésticos em Mato Grosso. O objetivo, segundo a proposta, é oferecer um lar até que os animais sejam encaminhados à adoção.

O projeto é do deputado Eduardo Botelho (DEM).

O local deverá disponibilizar alimentação; local adequado e limpo; vermífugo, antipulgas, carrapaticida e coleira antiparasitária.

O projeto prevê a acomodação, confortável e ventilada, seja dividida pelo porte dos animais, inclusive, para filhotes, com espaço adequado e alimentação indicada para cada faixa etária e espécie.

Se aprovado o projeto, o estabelecimento deverá disponibilizar relatório e cartão de vacina dos animais de sua responsabilidade. E que as despesas ocorrerão por conta de dotação orçamentária própria, suplementada se necessário.

O argumento é a necessidade da elaboração de políticas públicas que contemplem os direitos dos animais é matéria de alta relevância e que devido ao elevado número de animais abandonados, a falta de espaço nos abrigos é muito grande.

O lar temporário deve conter:

  • Alimentação diária;
  • Local para o animal fazer as necessidades fisiológicas básicas;
  • Higiene regular do local de permanência dos animais;
  • O fornecimento de vermifugação, anti-pulgas, carrapaticida e coleira antiparasitária.
  • Dispor de instalação dividida pelo porte dos animais;
  • Dispor de instalação exclusiva para os animais filhotes;
  • Garantir espaço físico com ventilação e temperatura ambiente adequadas, confortável, seco, limpo e de fácil higienização para os animais se movimentarem e fazerem as necessidades fisiológicas;
  • Garantir que o compartimento onde o animal será acomodado tenha espaço equivalente a dez vezes o tamanho do animal, independente da espécie;
  • Disponibilizar local com recipientes em disposição confortável para alimentar os animais seguindo os preceitos nutricionais indicados para cada faixa etária e espécie.


 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.