;

Especiais

Produção de soja dispara em MT e previsão é de 2 milhões de toneladas a mais na próxima safra

 AGRO

Fonte: G1 MT  Foto: Luan Jhonatan 



A colheita da soja em Mato Grosso deve produzir mais de 38 milhões de toneladas para a safra 2021/2022. O volume representa pouco mais de dois milhões do volume alcançado no ano passado.

O gerente André Cirilo contou que o que motiva é ver o resultado do trabalho no final.

"Quando chega a hora de colher os frutos, se encerra uma etapa que começou lá em setembro, quando iniciou o plantio da soja depois de muito trabalho, muito esforço árduo. Mas o que motiva a gente é ver o resultado agora, que faz a gente continuar ano após ano", disse.

Ele também contou que o tempo está diferente do ano passado.

"Estamos em janeiro com 25% da área colhida, sendo que ano passado nós nem tínhamos começado a colheita devido à seca que teve na plantação da cultura da soja", explicou.

O otimismo dos agricultores contrasta com o desafio que enfrentam agora com o apodrecimento das vagens. Isso pode prejudicar a qualidade do grão e afetar a produtividade da safra.

"Estamos enfrentando isso na soja que foi plantada em meados de setembro. Todas as que plantamos e chegaram na fase de enchimento de grão começou a aparecer essas doenças, causando apodrecimento na vagem", disse o gerente.

Ainda não se sabe o que está causando este apodrecimento. "Isso é uma indústria a céu aberto. Ano após ano, é um desafio diferente", afirmou.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.