;

Especiais

27 casos de nepotismo são identificados em Prefeitura e servidores são exonerados

CUIABÁ 

Fonte: G1  Foto: Internet 



O Ministério Público Estadual (MPE) identificou 27 casos de nepotismo na Prefeitura de Cuiabá, nos últimos dois meses. Os casos foram apontados após a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo município e firmado em novembro com o MPE. Todos os 27 servidores irregulares, que eram comissionados, foram exonerados neste período.

Nessa terça-feira (25), o MPE disponibilizou um e-mail exclusivo (nepotismoprefeituracuiaba@mpmt.mp.br) para recebimento de denúncias de nepotismo.

De acordo com a promotora de Justiça Lindinalva Correia Rodrigues, eventuais denúncias da prática de nepotismo na capital devem ser encaminhadas por esse e-mail até o dia 1º de março.

Ela explica que o canal foi criado porque o sistema administrativo é muito grande, e muitas vezes quem tem conhecimento dos detalhes de coisas que acontecem são as pessoas que trabalham nas repartições.

MPE aponta nepotismo e recomenda exoneração de servidores em Primavera do Leste

Parentes de 8 vereadores de Cuiabá recebem 'Prêmio saúde' irregularmente, diz MP

Lindinalva também afirma que, como existe um acordo com o município, não há dificuldades para a realização dessas exonerações.

Nepotismo

Segundo a Constituição Federal, é proibido nomeação ou contratação, em cargos públicos em comissão e funções de confiança, de pessoas que sejam cônjuge, companheiro ou tenham parentesco (consanguinidade, afinidade ou civil), de até terceiro grau, com autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento.

Além de ser inconstitucional, a prática de nepotismo configura ato de improbidade administrativa. 



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.