;

Especiais

Saúde| Sem hospitais para transplante de rim em MT, pacientes fazem peregrinação em outros estados

 
G1MT.FOTO:NYU Langone

Para conseguir um transplante de rim, pacientes renais crônicos precisam buscar o atendimento em outros estados por falta de hospitais e equipes médicas credenciadas em Mato Grosso. Além disso, o presidente da Associação dos Pacientes Renais e Transplantados, Carlos Pereira, afirmou que os pacientes ainda sofrem com a falta de medicamentos na rede pública.

“Muitos não vão [quando são chamados para o transplante], porque não têm condições financeiras de se manterem lá [em outros estados]. Às vezes precisam fazer exames, mas não conseguem ir. O transplantado depende de medicamentos e a maioria vem do Ministério da Saúde. Não tem vindo, tem faltado muito remédio”.

Desde outubro do ano passado, por conta de mudanças na administração, o Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, único que estava credenciado para transplantes de rim, deixou de oferecer o procedimento.

De acordo com a superintendente estadual de Regulação, Dúbia Campos, o estado está em tratativa com dois hospitais para retomada de transplantes de rim em Cuiabá.

“Um deles é o Hospital Estadual Santa Casa, mas o Hospital São Mateus também já demonstrou interesse”, explica Dúbia.

Apesar das negociações, não há previsão de quando os transplantes renais voltarão a ser realizados em Mato Grosso. Sobre a falta de medicamentos para pacientes renais, mas, conforme a superintendente, o problema é em nível nacional.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.