;

Especiais

Geral| Casos de mulheres que sofrem importunação sexual aumentam 36% em um ano em MT

 
G1MT| Foto: Ministério Público do Trabalho/Divulgação

Os casos de importunação sexual contra as mulheres aumentaram 36% em Mato Grosso em um ano. Os dados são do Portal Cemulher e da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), que contabilizam o número de ocorrências envolvendo as mulheres.

De janeiro a setembro do ano passado foram 148 casos registrados de importunação, contra 201 no mesmo período deste ano.

Os casos de homicídio doloso contra a mulher e divulgação de fotos íntimas também também foram os que mais cresceram no estado, tendo aumento de 31% e 38%, respectivamente.

O estudo ainda traz o registro de outros tipos de ocorrências como ameaças, lesão corporal, injúria, difamação, violação de domicílio, estupro, homicídio doloso, feminicídio e maus tratos.

Em Cuiabá, 2.769 mulheres já foram ameaçadas neste ano e é o maior tipo de ocorrência registrado na capital, envolvendo vítimas mulheres. Em 2020, foram 2.658 ameaças, ou seja, houve um aumento de 4% nesse ano.

Em Mato Grosso esse também é o maior tipo de ocorrência registrado. Mais de 13.500 mulheres foram ameaças só nesse ano, enquanto que no ano passado foram 13.426 ameaças.

Além disso, na capital houve um aumento de 20% em casos de estupro. No ano passado foram registrados 60 ocorrências e nesse ano, 72. No estado esse número teve queda de 341 no ano passado, para 328 registros nesse ano.

Já as ocorrências de lesão corporal tiveram uma diminuição de 12% em relação ao ano passado. Em 2021 foram 1.087 registros e no ano passado, 1.233. No estado, esse número também teve queda com 6.844 casos neste ano, enquanto que no ano passado, 7.056 registros.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.