;

Especiais

Saúde| Em menos de um mês, sobe de 21 para 78 o número de municípios que vacinaram mais de 50% da população contra a Covid em MT

 
G1MT.Foto: Gustavo Duarte/Prefeitura de Cuiabá

Sobe para 78 o número de municípios de Mato Grosso que vacinaram mais de 50% da população contra a Covid-19. No final de julho, somente 21 municípios haviam atingido esse percentual de imunização, com a primeira dose ou com a dose única.

O levantamento desta terça-feira (10) foi feito com base na população total de cada município, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano passado. A quantidade de doses aplicada por município são contabilizados pelo Portal do Ministério da Saúde.

Até o último levantamento, Porto Estrela era o município em primeiro lugar no ranking de vacinação e continua na liderança, imunizando 96% da população. De acordo com o IBGE, o município possui 2.877 habitantes e já vacinou 2.767 pessoas com a primeira dose ou dose única.

O segundo município que mais vacinou é Torixoréu, imunizando 86% dos habitantes. Em seguida, Ponte Branca e Araguainha, que já vacinaram 76% da população.

Há quase 20 dias, a média de vacinados nos municípios estava em torno de 30% a 40% da população total vacinada. Nesta terça-feira (10), a média subiu para 40% a 50%, o que mostra o avanço no cronograma de vacinação.

Últimos colocados

Primeiros da lista que menos vacinaram estão Cotriguaçu e Colniza. Até agora foram apenas 22% da população com a primeira dose ou dose única, seguidos de Jurunena (26%), Nova Bandeirantes, Tapurah e Vila Rica (29%).

Há quase vinte dias, Colniza e Cotriguaçu também eram os municípios que menos havia vacinado. Antes eram 17% de habitantes com a primeira dose dos imunizantes e a agora, 22%, mas, mesmo assim, continuam sendo os últimos do ranking.

Distribuição e aplicação

De acordo com o Ministério da Saúde, já foram distribuídas 2.911.690 doses de imunizantes para os municípios de Mato Grosso. Com isso, 1.620.021 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina e 624.349 tomaram a segunda dose e a dose única.

O órgão ainda estima que cerca de 2.545.126 pessoas possuem acima de 18 anos e podem receber a vacina, de acordo com o Plano Nacional de Vacinação (PNI). Sendo assim, mais de 63% da população apta a se vacinar, já recebeu pelo menos a primeira dose.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.