;

Especiais

Economia| Vendas caem e pequenos produtores reduzem cultivo em MT durante a pandemia

G1

O mato toma conta de 15 canteiros que foram abandonados na propriedade de Roberto Pietro, em Campos Verde, a 139 km de Cuiabá. Na área, o agricultor costumava colher até 500 pés de alface por semana, mas com a pandemia e a queda de 70% nas vendas, o jeito foi reduzir os cultivos.

 

“A gente achava que era uma coisa passageira, mas infelizmente foi se agravando cada vez mais e aí a gente foi perdendo venda e estamos com a corda no pescoço”, diz Roberto.

 

No sítio do Lidiomar Pedroso, algumas hortaliças ainda vão para o lixo.

Diante de tantos prejuízos, o produtor decidiu reduzir o plantio de alface. Do total de 60 bancadas de hidroponia, 30 vão ficar vazias até o fim da pandemia. Enquanto isso, ele aposta em outros cultivos na tentativa de sair do vermelho.

“Estou plantando 2,8 mil pés de pimentão e 5 mil pés de couve. A expectativa é já começar a produção daqui a 40 dias. Plantei para ter um escape, não produzir só folhas para ver se melhoram as coisas. Vamos acreditar que até o final do ano acaba isso e que em 2021 a gente consiga conquistar o que não conseguimos em 2020.

 

Segundo o agrônomo da Empaer, Kênio Nogueira, a falta de plantio deve trazer ainda mais prejuízos.

“Quando você tem um solo produtivo, como era o caso do solo do Roberto e você deixa de produzir, a primeira coisa que vêm são as plantas daninhas. Com isso ele vai ter problemas lá na frente, quando ele voltar a cultivar. Vai gastar mais para produzir nesse solo””.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.