;

Especiais

Alto Araguaia| Ignorados pelo poder público, moradores do Buriti temem a chegada do Covid-19

O Distrito do Buriti, localizado a 99 quilômetros de sua sede, Alto Araguaia corre o risco de ter seus moradores contaminados pelo novo coronavírus, isso porque de acordo com moradores do vilarejo, pessoas dos municípios  de Alto Araguaia e Alto Taquari com casos confirmados tem se deslocado até o Distrito aos finais de semana.  
De acordo com um morador, no local há apenas um posto de atendimento médico para dar suporte nos primeiros socorros, tendo apenas um enfermeiro para atender as demandas. 



Vídeo Gravado durante a pandemia 

Ainda segundo o morador, diversas vezes ligou para as Fiscais Sanitárias de Alto Araguaia para solicitar providências, no entanto, sem obter êxito na solicitação. Ainda de acordo com o morador, por estar a 99 km de distância, é raro o atendimento das ocorrências referente as aglomerações no vilarejo. 


Lado A  - Vigilância Sanitária 

Entramos em contato com o departamento em Alto Araguaia onde fomos informados há apenas duas fiscais sanitárias para atender todo o município com mais de 17 mil habitantes ( IBGE 2015). 

Ainda de acordo com a servidora que nos atendeu,  há uma grande demanda  no município devido aos inúmeros casos já registrados.  Segundo ela o que mais dificulta o atendimento no Distrito é serem apenas duas fiscais e muitas vezes no mesmo período de chamado, há diligencias na cidade. 

A servidora ainda ressaltou que a população não colabora e continua se aglomerando. 
Lado B – Polícia Militar 

Em conversa com o segundo-tenente, Murilo Bezerra Moraes, ele nos explicou  que a polícia  sempre atendeu as demandas do Distrito do Buriti, no entanto, devido à distância e terem que realizar diligência no município de Alto Araguaia,  inviabiliza o atendimento das ocorrências do vilarejo no momento da denúncia. 

Segundo Murilo, é importante deixar claro que a guarnição sempre atendeu as demandas do Buriti, no entanto, neste período de pandemia, a polícia está sendo o apoio operacional dos Fiscais Sanitários que tem o papel fundamental de fiscalizar as irregularidades no combate ao novo coranavírus.


2 comentários:

  1. Anônimo7/01/2020

    Vocês estão publicando mentiras , que vem de um morador querendo chamar atenção

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que o morador que realizou a denuncia para o site de notícias informasse para a população do Distrito do Buriti qual o cidadão que esteve no local estava contaminado. Pois, o Distrito não possui testes rápidos e muito menos casos suspeitos. Precisamos da informação para saber se tivemos contato com o cidadão contaminado que está citado na reportagem.

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.