Saúde| Carecas apresentam risco mais elevado de quadros severos de Covid-19
Carlos Wambier, líder de um amplo estudo realizado pela Brown University, nos Estados Unidos, afirmou: "acreditamos realmente que a calvície é um indicador certeiro da severidade da doença".
Se a correlação for confirmada isso poderá mudar as 'regras do jogo' relativamente ao tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus e poderá ainda reduzir drasticamente o número de homens que morrem de Covid-19.
Os resultados do estudo demonstram que os homens carecas estão desproporcionalmente mais vulneráveis a morrer do vírus devido a determinados hormônios presentes em seu organismo.
Pesquisas anteriores já haviam provado que os homens apresentam o dobro da probabilidade de sucumbirem ao SARS-CoV-2 e esta poderá ser uma das explicações.
Os cientistas creem que a sua vulnerabilidade ao coronavírus se deve sobretudo os hormônios masculinas denominados androgênios, que incluem a testosterona.
São os androgênios que provocam a perda de cabelo e aumentam ainda a capacidade do coronavírus atacar as células infectadas.
Se a teoria for confirmada então supressores hormonais atualmente usados para tratar o câmcer da próstata e a calvície poderão também ser administrados aos homens, dando-lhes uma maior chance de vencer o novo coronavírus.
Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.