;

Especiais

Mato Grosso| Igreja tem pedido negado pela Justiça para funcionamento durante período de pandemia


G1

A Justiça negou o pedido de uma igreja evangélica para o funcionamento durante o período em que a Prefeitura de Água Boa determinou o fechamento, por meio de decreto. A determinação da prefeitura é para que igrejas e estabelecimentos comerciais suspendem as atividades para evitar aglomeração de pessoas. A medida tenta minimizar a contaminação do Covid-19 no município. A decisão é de sábado (5).


De acordo com o juiz Jean Paulo Leão Rufino, da 1ª Vara da Comarca de Água Boa, a administração municipal pode tomar medidas no âmbito municipal para assegurar a vida e a saúde da população.

"Contra o vírus letal já instalado no país, mesmo que isso interfira em outros direitos fundamentais do cidadão. Neste momento de pandemia há que se fazer sobressaltar a vida, a segurança e a saúde coletiva com medidas enérgicas das autoridades públicas, com base em critérios técnicos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Conselho Federal de Medicina e Sociedade Brasileira de Infectologia", pontua o magistrado.

Na decisão, o juiz diz que, ao contrário do que a defesa da igreja evangélica argumentou, no caso analisado, não há violação à garantia fundamental do culto religioso, mas apenas uma intervenção restritiva, já que constitucionalmente fundamentada na emergência de saúde pública de importância internacional, portanto, justificada à luz da Constituição.


"Todos podem exercer o fundamental direito de crença e a garantia do seu culto, apenas, neste temporário momento, mantendo isolamento social em prol de outros interesses coletivos", destacou.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.