;

Especiais

Alto Taquari| Secretaria de Saúde investiga caso suspeito de coronavírus no município

Atualizada 23:06

Um caso suspeito de Coronavírus foi registrado nesta quarta-feira (26) no PSF do bairro  13 pontos, em Alto Taquari. De acordo com informações, o paciente é um homem, auxiliar administrativo, 33 anos, e chegou recentemente da Itália. Sua identidade não foi revelada.

Segundo a Secretaria de Saúde, Deise Coelho, o caso foi notificado como suspeito.

“Estão sendo adotadas todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, além da coleta de amostra e realização de exames específicos para vírus que serão enviados ao laboratório de referencia, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde- OMS”, informou a Secretaria, ao Alto Taquari em Pauta.
Ainda de acordo com informações, as pessoas que tiveram contato com o paciente deverão ser acompanhadas nas próprias casas, onde serão orientadas sobre sinais e sintomas da infecção.


De acordo com a secretaria, o caso é acompanhado pela Vigilância Epidemiológica.

Atualização: O paciente de acordo com familiares não apresentou sintomas da doença, no entanto, procurou o PSF devido ter chegado recentemente da Itália. Por este motivo esta em quarentena em sua residência.

Como prevenir o coronavírus?


O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.