;

Especiais

Alto Taquari| Para concluir investigação, amostras recolhidas de paciente com suspeita de corona vírus são encaminhadas para Cuiabá


Agora MT

Um paciente está sendo monitorado com sintomas de coronavírus no Estado de Mato Grosso (MT). O caso foi registrado na cidade de Alto Taquari (MT). O paciente é um homem, auxiliar administrativo de 33 anos que deu entrada na rede pública de saúde nessa quarta-feira (26) apresentando os sintomas da contaminação. O rapaz esteve em viagem recente para a Itália e chegou com os sintomas.


A Secretária Municipal de Saúde de Alto Taquari, Deise Coelho, confirma o surgimento e trata o caso como suspeita de Coronavírus.

"Nós confirmamos sim! Estamos tratando o caso como suspeito. O paciente deu entrada por volta das 16h dessa quarta-feira (26) na unidade hospitalar e nós tomamos todos os procedimentos com exames. Notificamos o caso como suspeito. Estamos monitorando e acompanhando o caso. O paciente apresentou problemas respiratórios e chegou de viagem recentemente da Itália. Ele está em isolamento domiciliar seguindo nossas orientações. Ele é um paciente que não se enquadra na área de risco por ser jovem, não é idoso e nem criança. Exames serão encaminhados para maiores investigações em Cuiabá," explica a Secretária.



Já a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou por meio de nota que o caso ainda não é considerado suspeito da doença, de acordo com protocolo internacional. Um paciente monitorado só avança para um caso suspeito se os sintomas persistirem ou agravarem. Diagnóstico positivo só é possível com exame laboratorial, feito e refeito para certificação.


Ainda por meio de nota, a SES informa que tem identificado rumores acerca de possíveis suspeitos no Estado e que imediatamente tem acionado os serviços de saúde local para esclarecimentos e tomada de medidas. "Informamos que todos os casos alvo de rumores de suspeitos de coronavírus foram verificados e até o momento nenhum caso foi enquadrado nas definições preconizadas pelo Ministério da Saúde", pontua a nota.


As amostras recolhidas do paciente serão encaminhadas nesta quinta-feira (27) para um laboratório do governo estadual localizado em Cuiabá.

VEJA A NOTA DA SECRETARIA

nota



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.