;

Especiais

Saúde| Registro de infecção por sífilis reduz em 17% em Mato Grosso

SECOM-MT
Homens estão mais vulneráveis à infecção, porém, houve aumento de casos no grupo de mulheres gestantes. Período de carnaval requer cuidados extras.
O relatório da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica do Estado apontou que a infecção por Sífilis apresentou uma razoável redução no número de casos em Mato Grosso, com índice de 17%.
Galeria V3
Os dados mostram que, em 2017, foram notificados 295 casos de sífilis, na faixa etária entre 15 e 24 anos, enquanto em 2018, o número de casos caiu para 270, uma redução de 8%. O relatório também aponta uma redução na faixa etária de 25 a 34 anos. Em 2017, foram notificados 260 casos e em 2018, foram 235, o que representou uma redução de 9%. 
Embora os dados tenham apresentado uma redução nas duas faixas etárias apresentadas anteriormente, em gestantes, observou-se crescimento. Em 2017, foram notificadas 676 grávidas com sífilis, enquanto em 2018, esse número saltou para 725.   
Ao comparar os casos de notificação entre o sexo masculino e feminino, os resultados revelam que os homens estão mais vulnerais à sífilis. Pois, em 2017, foram notificados 570 casos, e em mulheres foram 359.
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), causada pela bactéria Treponema Pallidum. A transmissão ocorre durante contato sexual, por meio de cortes presentes no corpo ou nas membranas mucosas. 
Segundo a responsável pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Morais, mesmo com essa leve redução no número de casos, o feriado de carnaval é uma data preocupante, por isso, é necessário o uso de proteção durante o ato sexual. “A sífilis nos preocupa muito. É preciso que a população se conscientize e use camisinha, pois ainda é o meio mais eficaz para se proteger”. 
A respeito dos casos de aumento da infecção em gestantes, a coordenadora alerta que é importante buscar tratamento imediato, pois a vida do feto corre risco, “podendo haver uma série de consequências graves, tais como: surdez, cegueira e problemas neurológicos”.  
A coordenadora ainda ressaltou que, no Brasil, há uma epidemia de sífilis entre o grupo de jovens e adultos. “No caso da sífilis, há um número de pessoas que podem ter a infecção e nem sabem, por isso é importante realizar exames e fazer o teste rápido”, alertou.
 

Diagnóstico e prevenção

A detecção da sífilis é feita por meio de testes rápidos. O exame é oferecido pelo serviço de saúde do SUS e o resultado fica pronto em 30 minutos. Caso o teste rápido seja positivo, uma amostra de sangue deverá ser coletada e encaminhada para realização de um teste laboratorial para confirmação do diagnóstico. Em caso de gestante, em razão do risco de transmissão ao feto, o tratamento deve ser iniciado com apenas um teste positivo (reagente), sem precisar aguardar o resultado do segundo.
O uso correto e regular do preservativo masculino ou feminino é uma medida importante de prevenção da sífilis. O acompanhamento das gestantes e de parceiro sexual durante o pré-natal de qualidade contribui para o diagnóstico e cura da infecção.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.