;

Especiais

Alto Taquari| Obras de R$ 7 milhões apresentam problemas em Alto Taquari, afirma vereador


Com informações do Semana 7

Problemas em obras ainda em andamento e recém inauguradas têm sido notados em Alto Taquari. Segundo o vereador Ivan Borba (PSDB), trechos pavimentados já apresentam buracos e sistemas de drenagem não tem funcionado corretamente. O parlamentar questiona valores excessivos gastos na ordem de 7 milhões de reais em obras de qualidade duvidosa.

Ao Semana7, o vereador Borba mostrou que a recém inaugurada pavimentação do residencial Santeiro já apresenta problemas. “O asfalto já tem buracos, a avenida já afundou e o sistema de drenagem empossa água. Obra para drenar com água empossada?”, questiona.

A administração anunciou a pavimentação como a primeira grande obra da gestão Fábio Garbugio (PP), que ingressou à prefeitura no segundo semestre de 2017, após eleições suplementares. Garbugio substituiu o prefeito Lairto Sperandio, cassado pela Justiça Eleitoral.

De acordo com Borba, “causam estranheza” os valores de algumas obras no município. Ele cita a construção de banheiros no Lago Municipal, no entorno de R$ 300 mil. O vereador avalia o valor como alto já que não foi preciso adquirir o terreno, que já era do município.

O parlamentar também comenta sobre a obra da Avenida Nascente do Taquari. Popularmente conhecida como “Obra da Vala”, trata-se de uma avenida e um sistema de drenagem que deve escoar 80% das águas pluviais do município. A iniciativa recebeu recursos do governo federal e uma contrapartida da prefeitura.

Galeria V3
Segundo Borba, além da demora no andamento da obra, há possíveis problemas na compactação da base e no nivelamento das aduelas colocadas (manilhas por onde ocorrerá o escoamento). O assentamento dessas estruturas é fundamental para a atual fase da obra, de construção da drenagem.

Em vídeo oficial, publicado no início de janeiro, a prefeitura afirma que já foram assentadas 1.428 aduelas das 1.792. Dessas, só a atual gestão, há um ano e meio na administração, foi responsável pela instalação de 930 peças.

Segundo o comunicado, a intenção é que as 364 aduelas restantes sejam assentadas ainda em 2019, ano em que está prevista o término da obra. Além do sistema de drenagem e da avenida Nascente do Taquari, a cidade ainda ganhará cinco novas praças.

O vereador ainda aponta como frequente reclamação dos moradores a falta de sinalização, após serem recuperadas vias asfaltadas, em Alto Taquari. Ele lembra que a obra ocorre há cerca de dois ou três meses e que a prefeitura ainda não fez a sinalização horizontal das pistas concluídas.

A prefeitura não quis emitir nota sobre as críticas do vereador, mas negou que as obras no município sejam de qualidade ruim.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.