;

Especiais

Saúde| Cuiabá e Rondonópolis estão entre as 100 cidades do país com mais casos de Aids e HIV

Com informações do G1

Cuiabá e Rondonópolis, a 218 km da capital, estão entre as 100 cidades do país com mais casos de HIV e Aids cada 100 mil habitantes, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Os dois municípios ocupam, respectivamente, a 42ª e 16ª posição no ranking que considera os casos de 2013 a 2017.

O levantamento é divulgado anualmente e apresenta informação sobre os casos de HIV e de Aids no Brasil.

No período analisado, Rondonópolis apresentou taxa de detecção de 61,4 casos e taxa de mortalidade de 12,3, nos últimos três anos. Enquanto isso, Cuiabá registrou 29,7 registros de casos e mortalidade de 9,1 no mesmo período.

Galeria V3
Os três primeiros lugares no ranking nacional são ocupados por cidades do Rio Grande do Sul. São eles: Rio Grande, Porto Alegre, Novo Hamburgo.

No Brasil, de 2007 até junho de 2018, foram notificados 247.975 casos de infecção pelo HIV em todo o Brasil. A região Centro-Oeste concentra 8,2% do total de casos.

Estratificação
No período analisado, o grupo de faixa etária que tem maioria dos casos tem entre 20 e 34 anos, com percentual de 52,6% dos casos.

Com relação à escolaridade, no mesmo período, verificou-se um elevado percentual

de casos ignorados (25,6%), o que, segundo o Ministério da Saúde, dificulta uma melhor avaliação dos casos de infecção pelo HIV relativos a esse item.

Já com relação à raça ecor da pele autodeclarada, 46,1% dos casos ocorreram entre brancos e 52,9%entre negros (pretos e pardos, sendo as proporções estratificadas 11,4% e 41,5%, respectivamente).


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.