;

Especiais

Política| STJ nega suspensão de processo contra deputado acusado de receber propina em MT


Com informações do G1

O deputado estadual Gilmar Fabris (PSD) teve novo pedido de habeas corpus negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A decisão foi proferida pelo ministro Ribeiro Dantas na última quinta-feira (8), mas publicada nesta terça-feira (13).

A defesa de Fabris alegou que o parlamentar está na eminência de sofrer coação ilegal por parte do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, já que a pena a ele imposta ainda pode ser diminuída.

A defesa pediu para a condenação fosse suspensa até o trânsito em julgado da ação principal.

O ministro, no entanto, afirmou que não é possível deferir um pedido de habeas corpus com base em “futurologia”.

“Não é possível, em um exercício de futurologia, verificar, de antemão, que a pena aplicada ao paciente sofrerá ou não alteração, seja no julgamento dos embargos declaratórios opostos pela defesa e pelo Ministério Público, seja no julgamento de eventuais recursos especiais”, disse o ministro Ribeiro Dantas na decisão.

Eleições 2018
Gilmar Fabris disputou a reeleição, 'sub judice', e obteve 22.913 votos. No entanto, os votos ficaram 'congelados' porque o registro de candidatura dele foi indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas ele pode concorrer porque recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aguarda o julgamento.

Caso o recurso interposto pela defesa de Fabris seja validado, Allan Kardec (PDT), último da coligação a ser eleito, com 18.629 votos, se tornará suplente.

Prisão

Fabris foi preso em setembro do ano passado suspeito de cometer o crime de obstrução à Justiça durante a Operação Malebolge, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Antes de ser preso, as câmeras de segurança do prédio onde ele mora mostram o parlamentar descendo o elevador do prédio às 5h34 do dia 14 de setembro - data da operação, de pijama e chinelo, e com uma mala pequena nas mãos, segundo a decisão do ministro do STF Luiz Fux, que determinou a prisão dele. A maleta, de acordo com a PGR, poderia conter documentos de interessa da investigação, além de dinheiro.


Esquema de propina

Fabris seria um dos supostos beneficiados com o recebimento de propina de verba desviada por meio de programa de pavimentação asfáltica MT Integrado.

Inclusive, ele aparece em vídeos entregues pelo ex-governador à PGR como provas materiais do esquema de corrupção no governo.

Gravado por uma câmera escondida na sala do ex-chefe de gabinete de Silval Barbosa, Silvio Cezar Corrêa, Fabris reclama do valor entregue pelo ex-chefe de gabinete, que era responsável pelo pagamento de propina e outras vantagens indevidas a políticos durante a gestão de Silval Barbosa, e questiona sobre os R$ 100 mil que seriam pagos a ele.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.